in

Autorização de Residência Temporária no Chile – Guia Completo

Saiba como solicitar a Autorização de Residência Temporária no Chile.

O Programa de Autorização de Residência Temporária do Chile foi introduzido em 2011, quando o governo chileno queria atrair empreendedores estrangeiros para iniciar novos negócios no Chile. Desde então, o programa tornou-se muito mais flexível e ganhou popularidade entre os estrangeiros que desejam morar no Chile por longos períodos, como estudantes que estudam no exterior ou turistas que aproveitam a bela paisagem natural do Chile.

Assim, dependendo da sua situação e circunstâncias pessoais, um TRP pode oferecer algumas vantagens sobre outras opções.

Este artigo fornece informações sobre as autorizações de Residência Temporária do Chile. Saiba mais sobre os requisitos de qualificação, o processo de inscrição e outros detalhes essenciais.

Localização do Chile 

Chile está localizado no sul da América do Sul, na fronteira com a Passagem de Drake. A cordilheira dos Andes percorre toda a extensão do país de leste a oeste. Enquanto isso, a capital e maior cidade do Chile são Santiago. No entanto, o governo está dividido em dezessete províncias.

Além disso, existem vários vulcões no Chile, incluindo Aconcagua, Isla de la Plata, Osorno e Villarrica. O clima no Chile é variável devido à sua localização no Oceano Pacífico e nos Andes.

O que é a Autorização de Residência Temporária do Chile?

A autorização de residência temporária do Chile é um visto especial que permite aos estrangeiros que não conseguem obter um visto regular. Embora a permissão seja renovável uma vez, os estrangeiros devem deixar o país dentro de trinta dias após a expiração da permissão.

Quem pode solicitar a Autorização de Residência Temporária no Chile?

O Chile oferece uma autorização de residência temporária a estrangeiros que possam estabelecer razões válidas para sua permanência no país. Os candidatos devem atender certos.

No entanto, você pode obter uma Autorização de Residente Temporário para Crianças se:

  • Você é um membro da família de um cidadão chileno, ou você tem um Definitivo Permissão de Permanência.
  • Você nasceu no Chile, mas seus pais não são cidadãos chilenos.
  • Você não está no Chile há pelo menos cinco anos, mas perdeu sua cidadania.
  • Você foi despejado de Nova York porque esteve ausente de sua ordem de Permanência Definitiva por mais de um ano.
  • Você se aposentou de uma profissão ou tem investimentos pessoais ou imóveis.
  • Você é um empresário, investidor ou comerciante cujas atividades são benéficas no Chile?
  • Você é jornalista, profissional de mídia ou técnico sênior trabalhando no Chile, mas será pago por uma empresa estrangeira.
  • Além disso, você está planejando realizar um estágio acadêmico no Chile.

Tipos de Autorização de Residência Temporária no Chile?

Alguns tipos de autorizações de residência no Chile permitem que os indivíduos residam temporariamente no país.

No entanto, essas autorizações incluem o visto de turista, visto de negócios ou estudo e autorização de residência para pessoas com status diplomático. Enquanto isso, cada uma dessas licenças possui requisitos específicos que devem ser atendidos para se qualificar. Portanto, certifique-se de pesquisar cada opção cuidadosamente antes de aplicar.

Requisitos para Autorização de Residência Temporária no Chile

Se você está solicitando uma Autorização de Residência Temporária no Chile, você deve anexar vários documentos. No entanto, estes incluem:

  • Fotocópias das páginas relevantes do seu passaporte (informações pessoais, data de validade e vistos anteriores). Seu passaporte ainda deve ser usado até o final do ano.
  • Além disso, você pode precisar tirar uma fotografia dentro de certas especificações e anexá-la ao seu pedido de renovação de passaporte.
  • A imagem deve estar nesta Dimensão: 4.5 × 4.5 pol (2 pol × 2 pol). Dimensões Tirada profissionalmente em um estúdio de gravação, será feita na frente de um fundo branco liso ou off-white.

Outros requerimentos

Eles incluem:

  • Você deve usar roupas comuns, óculos ou qualquer chapéu que cubra sua testa ou rosto durante a vigilância.
  • Qualquer documentação ou verificação recebida comprovando sua residência anterior em seu país de origem
  •  Um atestado de saúde não danificado de um médico conclui que você está saudável e não tem uma doença para outra pessoa. Além disso, uma cópia do itinerário da passagem aérea.
  • Comprovante de renda que você pode fornecer na forma de extratos bancários.
  • Uma carta de apresentação foi escrita por você para a embaixada, explicando suas razões para viajar e se apresentando. Além disso, forneça o contato no Chile.
  • Uma carta convite do seu contato no Chile, explicando os motivos da viagem e seu endereço residencial.
  • Se você apresentar um certificado de um consulado ou embaixada comprovando sua relação com um membro da família. Você o tornará legal e também o traduzirá para um idioma.
  • Carta por parte da empresa de um tabelião do Chile convidando você para um estágio.
  • Uma carta garantindo que seus pais o apoiarão financeiramente no caso de menores de idade é fornecida como um memorando do que você precisa. Tem lugar para assinar e selar em consulta com um Notário Público.
  • Se você tem um contrato, componha-o e inclua o contrato, que é juramentado perante um notário público.
  • Para fins acadêmicos de seu trabalho, cópias de seus certificados de graus educacionais devem ser apostilas e traduzidas
  • Os formulários de inscrição e informações pessoais digitados em inglês estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores do Chile. Aller et ai. pr receitas affaires en area.

Como solicitar uma autorização de residência temporária no Chile?

Geralmente, você precisará preencher uma solicitação on-line de Visto de Residente Temporário no Chile. Além disso, depois que seu pedido for aprovado e o visto estiver válido, você deve enviar seu passaporte e documentos a um consulado chileno para recolhê-los em seu passaporte.

Solicitação online de visto de residente temporário no Chile

Você terá que entregar o aplicativo online para o Visto de Residente Temporário no Chile através do site deles. Portanto, você considerará as seguintes etapas:

Em primeiro lugar, vá para a página de solicitação de visto online clicando no idioma no canto direito da tela.

Em segundo lugar, clique no ícone de solicitação de visto. Além disso, eles irão redirecioná-lo para a página de registro do aplicativo. Em seguida, você precisará inserir informações sobre sua idade, número do passaporte, país de residência e nacionalidade.

Além disso, depois de selecionar seu território chileno, eles o alertarão sobre o consulado responsável pelo seu pedido de visto para a maioria dos países.

No entanto, esta etapa é onde você deve apresentar seu passaporte e outra documentação pertinente.

Então, depois de concluir a primeira parte do processo, você receberá um código de validação de verificação. Salve-o, pois você precisará dele para retomar todas as atividades às quais precisa voltar se precisar adquirir formulários adicionais.

No entanto, depois de terminar cada parte, pressione Salvar e Prosseguir para passar para a próxima.

Além disso, na seção final, você precisará anexar cópias de todos os documentos necessários. Depois de enviar um pedido de visto online, você receberá um e-mail do consulado chileno para agendar uma entrevista.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto tempo pode durar um visto de residente temporário no Chile?

Um visto de residente temporário no Chile autoriza você a viver e trabalhar no país por um único ano. Enquanto isso, você só pode renová-lo por mais um ano ou até mesmo fixar residência permanente no país.

Depois, você deve optar por sair do Chile ou solicitar residência permanente (Permanência Definitiva).

Posso trazer dependentes com visto de residente temporário no Chile?

Sim, você pode permitir que sua família se junte a você no Chile. Primeiro, eles precisarão se inscrever como indivíduos para seus pedidos de visto (Visto de Residente Temporário Dependente) e seguir o processo normal de solicitação.

No entanto, se você não puder autorizar seus dependentes a trabalhar, eles devem obter seu consentimento. Além disso, você precisará demonstrar que pode sustentar seus dependentes financeiramente.

Além disso, seus dependentes devem apresentar comprovante de parentesco (certidões de nascimento mostrando parentesco). Além disso, seu cônjuge deve fornecer uma cópia de sua certidão de casamento para sua solicitação.

Você pode obter uma residência temporária no Chile?

Suponha que você seja um estrangeiro que queira permanecer no Chile por algum tempo e não tenha nenhum status de residência legal. Você pode solicitar uma residência temporária. No entanto, esta residência permite que estrangeiros vivam e trabalhem no Chile sem obter um permissão de residência. Geralmente, existem várias etapas que você deve seguir para obter uma residência temporária, incluindo o envio de uma solicitação e o pagamento das taxas exigidas.

Você será capaz de viver no Chile por mais de um ano?

Se você está pensando em se mudar para o Chile, saiba que o país é um lugar lindo e acolhedor para se viver. Com clima ameno durante todo o ano e uma abundância de natureza para explorar. Além disso, é fácil encontrar um lugar que se sinta em casa. No entanto, o custo de vida também é muito razoável, tornando possível manter um estilo de vida sem quebrar o banco. Além disso, há algumas coisas que você deve estar ciente antes de fazer uma mudança.

Como imigrar para o Chile?

 Se você está interessado em imigrar para o Chile, há algumas coisas que você deve saber. Primeiro, você precisará de um visto. Em segundo lugar, seu status de residência dependerá de seu emprego e renda. Terceiro, você precisará ter um patrocinador no Chile. Por último, você precisará ter o seguro de saúde apropriado e ser capaz de falar espanhol.

Quanto tempo você pode ficar no Chile?

O Chile é o destino perfeito se você está procurando um lugar para desfrutar de paisagens deslumbrantes, comida deliciosa e pessoas calorosas. Embora existam algumas restrições sobre quanto tempo os estrangeiros podem permanecer no Chile, a maioria dos turistas pode permanecer por cerca de seis a oito meses sem problemas. No entanto, se você planeja ficar mais tempo, é importante consultar a embaixada ou consulado chileno em seu país com antecedência.

Conclusão

Concluindo, se você planeja viajar para o Chile, precisará de uma autorização de residência. Infelizmente, não existe uma solução única para obter este documento, portanto, consulte um advogado ou consulado de imigração. Por fim, lembre-se de que a validade de sua permissão fica a critério das autoridades chilenas, que podem revogá-la a qualquer momento. Portanto, certifique-se de estar familiarizado com os requisitos antes de partir para o Chile.