in

Visto de trabalho para o Chile - Aplicação, requisitos e documentação

Saiba como solicitar o visto de trabalho para o Chile e os documentos necessários.

Você está esperando uma oferta de emprego de uma organização ou empresa no Chile? Se sim, você pode ser empregado se seu serviço for necessário, mas é necessário um visto de trabalho para o Chile antes de poder trabalhar.

O processo de solicitação de visto é relativamente simples e a maior parte da documentação necessária não é difícil. Outros requisitos devem ser atendidos para qualificá-lo para um visto de trabalho para o Chile quando você o solicitar. Enquanto isso, vamos dar-lhe uma visão de vários empregos no Chile,

Oportunidades de trabalho no Chile 

O Chile, um país da América do Sul, é um ótimo lugar para encontrar um emprego. A taxa de desemprego é baixa e há muitas oportunidades para estrangeiros. O custo de vida também é comum, então você pode economizar enquanto trabalha.

O país oferece vários empregos, desde o nível básico até cargos profissionais. As nomeações podem ser encontradas em vários setores, como agricultura, mineração, manufatura e turismo. O Chile também tem uma próspera indústria de TI, constantemente em busca de trabalhadores qualificados. Os falantes de inglês terão uma vantagem ao procurar emprego no Chile, pois muitas empresas exigem funcionários bilíngues.

Além disso, você também pode precisar de lugares para relaxar depois de uma semana ocupada; o país tem pontos de relaxamento cheios de diversão. Você tem opções como a cidade litorânea de Algarrobo, os banhos termais na cidade de Putre e os vinhedos de Santiago.

O que é um visto de trabalho para o Chile?

É um documento de autorização que permite que estrangeiros trabalhem e sejam pagos no país. A embaixada ou consulado chileno em seu país é responsável pela emissão do visto.

Tipos de visto de trabalho no Chile 

A duração que você deseja trabalhar no Chile determina o tipo de visto de trabalho chileno que deve ser aplicado. É dividido em três tipos que são:

  • Visto de Residência Temporária no Chile
  • Visto de trabalho para férias no Chile
  • Visto de contrato de trabalho para o Chile.

Visto de Residência Temporária no Chile: Se você planeja trabalhar no Chile por um ano, precisa solicitar esse tipo de visto de trabalho. Você pode solicitar uma autorização de residência permanente chilena se puder este visto de acordo.

Visto de trabalho para férias no Chile: Este visto de trabalho é válido por um ano, mas emitido para estrangeiros com fortes relações com o Chile.

Visto de contrato de trabalho para o Chile: Isso também é chamado de Visa Sujeta a Contrato. Estrangeiros com contrato de mais de um ano com uma empresa ou governo chileno obtêm este visto.

Documentos necessários para solicitação de visto de trabalho no Chile 

O número de documentos exigidos pela embaixada chilena pode variar de país para país, mas existem alguns peculiares. Assim, você pode escolher os que são relevantes para você na lista abaixo.

Convite: Seu empregador no Chile deve escrever esta carta explicando por que você merece o emprego. O endereço detalhado da empresa ou organização também deve ser anotado na carta.

Sua carta de emprego é a prova de que você conseguiu um emprego ou contrato com uma empresa chilena. A carta deve ser em espanhol, assinada e carimbada pelo seu empregador e verificada pelo Ministério das Relações Exteriores do Chile.

Credenciais de Educação: pode ser um diploma de bacharel, certificado de diploma e outros certificados relevantes para sua função.

Um passaporte de viagem ativo: Isso deve ser válido por seis meses ou com seus dados e deve ter páginas em branco.

Certificado de habilitação policial: Isso serve como prova de que você não tem processos criminais para responder e está livre para deixar o país. Você pode obter este documento na delegacia de polícia ou em outras agências relacionadas em seu país.

Fotografia: Você deve anexar pelo menos duas cópias de suas fotografias tipo passe. Deve estar nas dimensões exigidas de duas por duas polegadas. Por isso, é melhor visitar fotógrafos acostumados a tirar fotos para pedidos de visto.

Formulário de pedido de visto de trabalho para o Chile: Isso é acessível online; você preenche e imprime, depois assina e carimba.

Comprovante de hospedagem: Você deve anexar um comprovante de que já tem um lugar para ficar quando chegar ao Chile. Pode ser um hotel, alojamentos de empresas, apartamentos alugados ou o apartamento de sua família. O endereço detalhado deve ser fornecido independentemente da opção que você tem.

Prova de fundos: Seu talão de cheques, extrato bancário, cartão de crédito e similares podem servir como comprovante de fundos. Você deve ter dinheiro suficiente para se sentir confortável antes de ganhar renda no Chile.

Atestado de saúde: Isso prova que você está clinicamente livre de qualquer doença transmissível. Você pode obter este certificado de uma instituição médica aprovada para emitir em seu país.

Passagens aéreas: pode ser uma reserva, não necessariamente que você já tenha comprado os ingressos.

Formato padrão para documentos de visto de trabalho no Chile

Para evitar atrasos no processamento do pedido de visto, você deve seguir o formato da embaixada, como os abaixo:

  • Você deve garantir que todos os seus documentos de suporte estejam em formato PDF.
  • Suas fotografias de passaporte devem estar no formato JPEG.
  • Você deve ter seus documentos traduzidos para o espanhol e legalizados.
  • Você deve titular todos os seus documentos para facilitar a identificação, como “seu sobrenome comprovante de acomodação.

Como solicitar um visto de trabalho no Chile 

O processo de inscrição começa on-line e você completa outras coisas na embaixada ou consulado chileno em seu país. Portanto, não é difícil se você seguir as instruções cuidadosamente.

Primeiro passo: Inscreva-se online. 

Você deve visitar o website oficial, clique no pedido de visto e preencha detalhes como nome, nacionalidade, idade, número do passaporte, etc. Certifique-se de salvar cada seção concluída antes de prosseguir para a próxima seção. Você deve trabalhar um visto conforme o tipo de visto que está solicitando e salvar o código de validação gerado. Certifique-se de preencher todas as informações necessárias e verificar tudo antes de enviar. Então você imprime o formulário para carimbar e assinatura.

No entanto, não é obrigatório iniciar a candidatura online e terminar imediatamente; você pode salvá-lo e completá-lo mais tarde.

Observe que, se sua inscrição on-line for bem-sucedida, a embaixada agendará uma data para uma entrevista e envio de documentos.

Passo dois: Participe de uma entrevista e envie seus documentos. 

Você deve comparecer pessoalmente para enviar seu formulário de pedido de visto e os documentos de apoio nesta fase. Você deve chegar antes do horário marcado para poder pagar a taxa de solicitação de visto antes do envio. Depois que seus documentos forem recebidos, verificados e aceitos, você segue para a seção de entrevistas. A seção de entrevistas é amigável principalmente porque você receberá perguntas simples, mas delicadas. Você deve esperar perguntas como:

  • Qual o seu nome?
  • Por que você precisa de um visto de trabalho para o Chile?
  • Você já esteve no Chile antes?
  • Você tinha um membro da família no Chile?
  • Você é casado?
  • Você está com o seu bilhete de avião?

Se sua documentação e entrevista forem bem-sucedidas, você prosseguirá com sua captura biométrica. Você pode deixar a embaixada depois de tudo isso e esperar uma notificação sobre a prontidão do visto.

Taxa de solicitação de visto de trabalho no Chile e seu tempo de processamento 

A taxa do visto de trabalho no Chile varia de país para país, mas você deve orçar um valor de cinquenta dólares a cento e cinquenta dólares. Você verá o valor exato que deve pagar na página de inscrição on-line. Você pode pagar a taxa de inscrição depois de marcar uma consulta com a embaixada.

A embaixada chilena leva de quinze a vinte dias para processar e aprovar seu pedido de visto de trabalho para o Chile. Portanto, você deve se inscrever pelo menos um mês ou dois antes da data planejada de partida para o Chile.

Freqüentemente Perguntas feitas (FAQs)

O que faço depois de receber meu visto de trabalho para o Chile?

A próxima coisa a fazer é montar sua bagagem e viajar para o Chile. Na sua chegada, você deve visita a Policía de Investigaciones (PDI) para registrar seu visto. Depois disso, você segue para o registro civil para obter sua carteira de identidade chilena.

Qual é a validade do meu visto de trabalho para o Chile?

Um visto de trabalho para o Chile é válido por no máximo vinte e quatro meses. Você pode renová-lo por mais dois anos, pelo menos noventa dias antes de expirar. Você deve visitar o Departamento de Extranjería Migración para renovação.

Posso obter a residência permanente no Chile com um visto de trabalho?

É possível se você tiver permanecido no Chile com seu visto de trabalho por cinco anos ou mais. No entanto, não esqueça que um visto de trabalho no Chile também é uma autorização de residência temporária.

Posso me mudar para o Chile com minha família?

Sim, você pode viajar com seu familiar, incluindo seu cônjuge e filhos menores de dezoito anos. No entanto, seu cônjuge deve solicitar um visto de dependente com a certidão de casamento anexada. Além disso, você anexará a certidão de nascimento de cada criança ao formulário de inscrição.

No entanto, seus familiares não podem trabalhar no Chile com o visto de dependente até que obtenham uma autorização de trabalho.

Conclusão

Obter seu visto de trabalho no Chile em menos de duas semanas é possível se você atender a todos os requisitos. Este guia discutiu os procedimentos e requisitos para obter um visto de trabalho para o Chile.