in

Guia sobre como solicitar uma Autorização de Residência Permanente no Brasil

Saiba como solicitar a residência permanente no Brasil e muito mais aqui.

Você entra no Brasil com visto de turista e ama o país? Então, você pode ficar mais tempo com uma autorização de residência permanente brasileira. A república federal do Brasil dá aos estrangeiros uma via para permanecer e viver em seu país a longo prazo.

Este país mais proeminente da América Latina e do Sul recebe estrangeiros para viver, trabalhar e permanecer legalmente em seu país por um longo tempo. Tudo que você precisa fazer é ter uma autorização de residência permanente no Brasil. Existem diferentes rotas que você pode seguir para obter sua residência no Brasil.

Este artigo lhe dará todas as informações que você precisa saber sobre como obter uma autorização de residência permanente no Brasil. Além disso, você obterá fatos honestos sobre seus benefícios, diferentes formas de recebê-lo, aplicação, etc.

Benefícios de obter a Autorização de Residência Permanente no Brasil

Abaixo estão os benefícios que você desfrutará ao obter sua Permissão de Residência Permanente no Brasil

  1. Viver legalmente no Brasil como estrangeiro é a primeira vantagem que você terá quando for um titular residente permanente no Brasil. Você estaria do lado certo da lei, pois está oficialmente morando ou permanecendo no país.
  2. Com a permissão, você pode estudar e trabalhar no país. Não haverá restrições, pois você teria quase o mesmo privilégio que um cidadão
  3. Como estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil, você pode ter seu negócio reconhecido legalmente no país.
  4. Como estrangeiro, se você juntar sua autorização de residência com um Cartão de Registro de Pessoal. Você tem direito a financiar seu imóvel e ainda obter crédito para financiá-lo também.
  5. Você seria capaz de obter uma carteira de motorista brasileira que lhe permitiria dirigir no país
  6. Com a autorização de residência permanente no Brasil, você pode entrar no Brasil como desejar, independentemente do seu país ou origem.

Formas de se qualificar para solicitar e obter a autorização de residência permanente no Brasil

A república federativa do Brasil tem diferentes rotas pelas quais se pode ter residência permanente no Brasil. Você precisa ser elegível para se inscrever usando cada uma dessas rotas. A seguir estão as diferentes maneiras pelas quais você pode se qualificar para se inscrever.

  • Através do casamento: Se seu cônjuge é cidadão brasileiro ou você está se casando com alguém que já possui residência permanente no Brasil, você pode solicitar a residência por essa via. Você precisaria de apenas duas coisas para usar; você precisaria apresentar a declaração de casamento e a certidão de casamento.
  • Através de um filho ou filhos com residência permanente: Se seu filho já está morando no Brasil com uma autorização de residência permanente, você pode solicitar uma autorização de residência permanente no Brasil. Mas a criança ou as crianças devem ser financeiramente dependentes de você, e você deve ser quem cuida da criança ou das crianças.
  • Através de um familiar que vive no Brasil, você pode solicitar a residência permanente no Brasil se quiser se juntar a um membro da família que seja titular residente ou cidadão do Brasil. Esta pessoa pode ser um cônjuge, um filho, um parente ou pais com necessidades especiais, etc.
  • Se você é aposentado e quer morar no Brasil, então você pode. Tudo que você precisa é obter uma autorização de residência permanente no Brasil. Mas você deve ter uma renda mensal que atenda a si mesmo enquanto se instala no Brasil. A quantidade retida deve ser de cerca de 6000 carretéis brasileiros. Mas será mais se você tiver um dependente com você
  • Você seria elegível para a permissão de residência permanente no Brasil se for um pesquisador ou cientista bom em pesquisar tecnologia, academia, ciências e outras áreas profissionais. O problema aqui é que você deve primeiro conseguir um emprego no Brasil.
  • Quem quer investir no Brasil tem a oportunidade. Você seria elegível para a autorização de residência permanente no Brasil. Mas você precisaria ter cerca de $ 500,000 BBL investindo em um negócio existente no Brasil ou em imóveis no país. Mas se você pudesse empregar cerca de dez cidadãos do país em seu negócio, permitiria investir apenas US$ 150,000 em pesquisa científica ou tecnologia. Agora, para receber uma autorização de residência permanente no Brasil como investidor, você deve primeiro não ter apresentado antecedentes criminais. Você deve enviar seu investimento ou plano de negócios para aprovação. Quando você obtiver a aprovação para a autorização de residência, você terá que renová-la a cada três anos. A cláusula com esta rota para obter uma residência permanente brasileira é que você deve manter este negócio ou investimento. Isso porque sua estadia no Brasil está atrelada ao bem-estar deste negócio. Se o negócio ou investimento não estiver mais funcionando, você perderá seu status de residência
  • Você pode obter a residência permanente no Brasil como CEO ou gerente de uma startup. Isso significa que se você tem um negócio que prospera em seu país há cinco anos e deseja abrir outra filial ou startup no Brasil, você pode solicitar a residência. Com esta via, a autorização de residência será de dois anos e poderá ser renovada. Você seguiria o procedimento para renovação.
  • Como gerente ou CEO de uma corporação que deseja fazer uma transferência de funcionários para o Brasil, você pode obter uma residência permanente. Mas você precisaria primeiro investir na empresa brasileira que você tem. O valor menos aceito é $ 200,000. Novamente, você precisaria mostrar às autoridades que o pessoal que entra no Brasil é de trabalhadores especializados. Isso significa que eles estão vindo para agregar valor à república federativa do Brasil. Mostre que eles estão ajudando na melhoria social, introduzem novas tecnologias ou são altamente produtivos.
  • Por fim, requerentes de asilo ou refugiados políticos também podem obter residência permanente no Brasil se demonstrarem sua elegibilidade.

Como solicitar a autorização de residência permanente no Brasil

Você deve chegar aos consulados ou embaixadas brasileiras para apresentar seu pedido de residência permanente. Além disso, você precisaria mostrar algumas provas documentais e alguns documentos para permitir que você obtenha a aprovação. Tudo isso dependerá da rota em que você é elegível para solicitar a autorização de residência.

Como dito anteriormente, se você se inscrever pela via do casamento, deverá apresentar uma declaração e uma certidão de casamento antes da aprovação. Como alguém tentando obter a permissão pela via do investidor precisará obter a aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Depois disso, você envia outros documentos, como o plano de negócios ou investimento. Obter todas as informações necessárias da embaixada para que sua rota seja aplicada de acordo com as regras será bom. O fato é que cada rota que você deseja aplicar tem suas demandas distintas.

Como renovar sua autorização de residência permanente no Brasil

A renovação da autorização de residência permanente no Brasil é para todos os titulares. A única diferença é que o status de renovação é diferente. A autorização de residência permanente no Brasil é de nove anos. Portanto, os titulares precisam renovar a cada nove anos. Mas para os investidores, o prazo deles é de dois anos e está sujeito a renovação após dois anos.

A solicitação de renovação seria concedida se você não tivesse ficado fora do Brasil por cerca de dois anos. Novamente, se você conseguir manter os critérios pelos quais obtém a autorização de residência. Assim como a rota do investidor, quem veio por essa rota deve manter o negócio ou investimento, caso contrário não haverá renovação.

PERGUNTAS FREQUENTES 

Quando alguém perde o status de residência permanente no Brasil?

Suponha que você deixou o país por dois anos. Se um investidor retirar o investimento do Brasil e quando não cumprir os critérios que inicialmente tornaram a pessoa elegível para a autorização de residência.

Pode-se obter a cidadania após obter a autorização de residência permanente brasileira?

Sim, você pode solicitar cidadania brasileira depois de quatro anos morando no Brasil. Mas para um cônjuge casado, você precisa de um ano antes de poder se inscrever. Para cientistas e pesquisadores, o tempo mínimo de permanência antes de usar é de dois anos.

O Brasil permite dupla cidadania?

Sim, diferentemente de outros países, o Brasil permite que cidadãos estrangeiros tenham dupla cidadania.

O que faço se minha autorização de residência permanente no Brasil não for concedida?

Você pode usar outras opções que lhe permitirão viver, permanecer e trabalhar no Brasil. Por exemplo, você pode tentar fazer com que um turista, empresário, estudante ou visto de trabalho.

Conclusão 

O Brasil recebe estrangeiros que desejam morar, trabalhar ou estudar. Tem vários destinos turísticos e uma economia em expansão. No entanto, se você pretende ficar muito tempo no Brasil, deve solicitar uma autorização de residência permanente brasileira.

Você tem que olhar para a rota que seria apropriada para você aplicar. Então, você teria que obter essa permissão porque ela traz enormes benefícios, conforme listado acima.

Todas as informações que você precisa saber sobre a autorização de residência permanente no Brasil foram discutidas.