Tributação e questões de impostos para recém-chegados no Canadá é uma das coisas que fazem com que imigrantes permanentes e temporários façam muitas perguntas, pois alguns dos processos, se não todos, podem parecer ridiculamente complicados a princípio.

O abrangente Sistema tributário canadense é o que dá ao governo a capacidade de atender às necessidades básicas dos residentes, como um sistema de saúde abrangente, boas redes viárias, um sistema educacional padrão e muitas outras estruturas que têm e continuarão a servir aos canadenses.

A tributação no Canadá é regulamentada pela Agência de Receitas do Canadá (CRA) Dependendo do tipo de imposto, ele pode ser unificado em todo o país ou pode ser supervisionado pelas autoridades locais e, portanto, variar de província para província.

A taxa de imposto do Canadá pode parecer alta para os recém-chegados, a taxa exigida ainda está bem abaixo da média quando comparada com as taxas de imposto de todo o mundo. Mais ainda, o Canadá é um dos poucos países que se orgulha de ter um ecossistema de qualidade amigável aos residentes, com amenidades mais do que suficientes para tornar a vida no país mais tranquila. Portanto, ninguém precisa ir muito longe para saber como os impostos no país estão sendo canalizados.

Tipos de impostos no Canadá

A tributação no Canadá geralmente cai sob a égide dos sistemas de imposto de renda, propriedade, vendas e corporativo.

  1. Imposto de Renda: Por ser o sistema tributário mais comum, muitas das informações fornecidas no artigo giram em torno do pagamento do imposto de renda e de como fazê-lo. A tributação sobre a renda no Canadá é progressiva, o que significa que seu imposto aumenta à medida que sua renda aumenta.
  2. Contribuição predial: Se você é proprietário de uma propriedade, deverá pagar imposto sobre a propriedade. Este imposto é cobrado pelo sistema tributário local da sua província e o fundo acumulado de outros locais é prontamente usado para cobrir a distribuição de água, coleta de lixo, acondicionamento de neve e proteção contra incêndio.
  3. Imposto sobre vendas: Esta é uma certa porcentagem que é colocada em bens de consumo e serviços. As taxas de imposto sobre vendas variam de província para província porque são controladas pelas autoridades locais.
  4. Taxa coorporativa: Isso geralmente é coletado pelo governo federal. As organizações com e sem fins lucrativos são obrigadas a pagar impostos corporativos e a taxa tributada dependerá do tamanho e do tipo da organização. A maioria das províncias também exigirá uma certa porcentagem das organizações como imposto corporativo.

De todos esses sistemas tributários, o imposto de renda é o mais comum e é a tributação básica exigida de todo residente no país.

Processos envolvidos na declaração de imposto de renda

Em seu primeiro ano de permanência no Canadá, você ainda é considerado um novo residente, após o qual você não será mais considerado um recém-chegado aos processos de pagamento de impostos. No entanto, você deve começar a pagar o imposto imediatamente após ter sido aprovado para residir no Canadá. Isso envolverá, em primeiro lugar, a apresentação de uma declaração de imposto de renda. Além de ser usado para manter um registro de impostos pagos, preencher uma declaração de imposto será útil quando você quiser reivindicar um reembolso, bem como quando quiser solicitar ou receber benefícios e créditos.

Sua declaração de imposto de renda é conhecida como T1 Geral. Você deve apresentar a declaração apenas uma vez durante todo o ano e precisará de um pacote de imposto de renda como ferramenta de apresentação. Você deve usar o pacote que se destina à província em que residia em 31 de dezembro do ano fiscal para o qual está solicitando.

É importante usar o pacote designado para sua província porque as taxas de impostos variam de província para província em todo o país. O Canadá tem uma boa estrutura de gerenciamento de impostos para recém-chegados.

Você pode apresentar sua declaração de imposto de renda canadense de uma destas três maneiras:

  1. Mailing: Preencha o Formulário 1040 do IRS em mãos e envie-o ao escritório de serviços fiscais de sua localidade. Verifique se você digitou o endereço correto, caso contrário, seu arquivo pode nunca ser recebido ou pode acabar caindo no diretório errado. Se você ainda não é residente, o envio pelo correio é a única opção que você tem para preencher suas declarações de imposto de renda.
  2. Arquivamento online: Isso exigirá o uso de um software de preparação de impostos que tenha sido certificado. A CRA (Canada Revenue Agency) incluiu em seu site uma lista desses pacotes de software. Alguns exigem o pagamento de uma determinada quantia, enquanto outros são gratuitos.
  3. Contratação de um preparador de impostos: A contratação de pessoal qualificado evitará os rigores de ter que fazer o trabalho sozinho. Esse preparador de impostos o colocará prontamente em todos os processos e executará a documentação real em seu nome.

Se o seu depósito for feito online, você terá que usar o sistema NETFILE fornecido pelo CRA, pois é a plataforma certa para o pagamento individual de impostos. A outra opção que é o EFILE é o sistema de arquivamento eletrônico estritamente voltado para a preparação fiscal das empresas para apresentar as declarações de seus clientes.

Geralmente, há um prazo para a declaração de impostos, após o qual você pode ser penalizado por apresentar atrasos. Todos os impostos devidos também devem ser pagos antes do término do prazo de apresentação. Por muito tempo, o prazo para a apresentação do imposto de renda pessoa física permaneceu 30 de abril. Os residentes autônomos têm até 15 de junho para apresentar a declaração de imposto de renda.

Informações básicas a serem documentadas durante a declaração de impostos

  • Detalhes pessoais e informações básicas
  • A data em que você se tornou um residente canadense
  • A renda mundial líquida do seu cônjuge
  • Sua renda mundial para o ano que você está solicitando

Todos esses detalhes devem ser preenchidos conforme solicitado e não devem conter erros.

Resumo dos requisitos para declaração de imposto de renda

Além das informações que você fornecerá, você precisará destes documentos para que o procedimento de arquivamento seja completo:

  • Número do Seguro Social (SIN): Este é um número exclusivo de 9 dígitos necessário para trabalhar no Canadá e obter acesso a créditos e benefícios.
  • Documento T4: Este é um comprovante de pagamento abrangente do seu empregador. Ele contém um resumo de quanto você recebeu no trabalho em um ano inteiro. Os empregadores geralmente emitem documentos T4 em fevereiro, para que você ainda tenha tempo suficiente para o prazo final de arquivamento depois de receber o recibo de pagamento. Se você tiver vários funcionários em um único ano, precisará obter documentos T4 de cada um deles.

Benefícios de apresentar suas declarações de renda

Durante toda a sua estadia no Canadá, você desfrutará de muitas comodidades sociais, e essa razão mais do que suficiente para mostrar que vale a pena pagar seu imposto. Muito mais do que as amenidades básicas que o governo oferece, você tem a chance de se beneficiar de uma restituição de imposto ao pagar o imposto conforme o esperado.

Você pode ser beneficiário de uma restituição de imposto se o governo descobrir que seus ganhos no ano apresentado foram extremamente baixos. Você também pode obter um reembolso de imposto se tiver sido indevidamente obrigado a pagar taxas de imposto mais altas do que o esperado para sua renda.

O preenchimento de seus retornos de renda também o torna elegível para vários subsídios, como o benefício de trabalhador do Canadá ou crédito GST.

Suportes de impostos canadenses

O valor (taxa) a ser tributado sobre indivíduos e organizações é determinado pela Taxa de imposto de renda de pessoa física do Canadá. Esta é a maior taxa marginal de imposto aplicada sobre a renda tributável pelo governo federal do Canadá. A taxa marginal média máxima aplicada sobre a renda no Canadá é de 45.7%. Casamento ou relações de direito comum podem ter impacto sobre os impostos, consulte como o casamento afeta os impostos.

Além das taxas de impostos federais, há também uma taxa de imposto provincial mínima de 15% esperada de pessoas físicas e jurídicas. Na maioria das vezes, os recém-chegados acham difícil conciliar as taxas de imposto, mas com o tempo, você vai se acomodar às novas responsabilidades financeiras.

Os residentes do Canadá têm mais do que o suficiente para compensar o valor do imposto que pagam anualmente. Ao contrário de outros países, os canadenses têm menos para pagar para obter cuidados de saúde profissionais, as escolas geralmente já são pré-fornecidas pelo governo e, exceto para taxas de matrícula e outras taxas regulatórias, um aluno não terá nenhuma razão para pagar taxas extras para ter acesso à qualidade Educação.

Perguntas frequentes sobre tributação no Canadá

É obrigatório para todos os imigrantes canadenses pagar impostos?
sim. Depois de se tornar um residente, você deve começar a pagar o imposto o mais rápido possível.
Vou pagar impostos mesmo se não tiver uma fonte de renda?
Embora você possa não pagar impostos se ainda não tiver uma fonte de renda, ainda será necessário apresentar uma declaração de imposto. Isso melhorará sua elegibilidade para vários subsídios e créditos que foram disponibilizados para recém-chegados.
Serei obrigado a pagar impostos como estudante?
Sim, os alunos em tempo integral também devem pagar impostos no Canadá. O imposto deve ser deduzido de fontes de renda, como bolsas de estudo, subsídios ou bolsas, e pagamentos recebidos de empregos de verão e outros empregos de meio período. Se, portanto, você for um estudante, ainda precisará apresentar uma declaração de imposto de renda.
O que acontece se eu não pagar meu imposto?
Se você não pagar ou se dever impostos e não tiver apresentado uma devolução, será cobrada uma multa de atraso de arquivamento de 5% do valor devido. Você também será cobrado 1% do valor devido a cada mês por no máximo 12 meses.