Várias empresas privadas e públicas oferecem seguro para imigrantes no Canadá. Também há uma variedade de provedores de seguros para visitantes temporários, estudantes e empresários no Canadá. Se você está imigrando para o Canadá, precisará compreender os princípios que orientam os seguros no país. O Canadá, como a maioria das outras economias ocidentais, é um pouco rigoroso em termos de seguros em comparação com muitos outros países. Por exemplo, se você possui um carro no Canadá, espera-se que você tenha um seguro de veículo para cobri-lo ou poderá ser multado.

Além de alguns tipos de seguros obrigatórios, para sua comodidade, é aconselhável que você assine os planos básicos de seguro. A maioria desses seguros já é fornecida pelo governo e é patrocinada pelo imposto que você e outros residentes do Canadá pagam. Você também pode precisar se inscrever em alguns seguros privados para atender a certas necessidades. Para esse efeito, existem muitas seguradoras no Canadá que desejam que os imigrantes (incluindo estudantes) e seus bens sejam segurados com eles.

Este conteúdo o ajudará a entender os diferentes tipos de seguro no Canadá, o que eles cobrem e os critérios que o tornam elegível para qualquer um deles.

Tipos de seguro para imigrantes no Canadá

1. Seguro Pessoal

O seguro pessoal no Canadá se enquadra em 6 categorias diferentes e os imigrantes ou residentes temporários (visitantes, estudantes e trabalhadores) podem decidir fazer seguro para qualquer um ou todos eles.

Seguro de vida: O seguro de vida definitivamente não trará os mortos de volta, mas fará com que a pessoa que você indicou como seu beneficiário receba um determinado pagamento de seguro após o seu falecimento. Esse pagamento é isento de impostos e é pago de uma só vez, como uma parcela.

Seguro de invalidez: Com o seguro de invalidez canadense, você receberá um pagamento se, devido a uma doença ou lesão, você não puder trabalhar temporária ou permanentemente. O pagamento visa cobrir os rendimentos perdidos nos períodos em que você não pode trabalhar. O seguro de invalidez geralmente é pago mensalmente e cobre situações como lesões graves, perda de uma parte do corpo e ataque cardíaco.

Seguro de doença crítica: Se você for diagnosticado com uma condição médica séria, como câncer ou qualquer outra doença grave, o seguro de doença crítica fará de você um beneficiário de uma certa quantia a ser paga de uma só vez. Para que este seguro se aplique, você deve ser diagnosticado somente após ter aplicado a apólice; ou seja, não funciona para condições médicas pré-existentes, exceto em casos raros. Você também receberá o pagamento somente após ter sobrevivido à condição médica de 15 a 30 dias a partir do período do diagnóstico.

Seguro de cuidados de longo prazo: Este tipo de seguro irá fornecer-lhe fundos para poder pagar pelos cuidados de longa duração públicos ou privados que irá necessitar provavelmente devido a uma doença ou ao aumento da idade. Um exemplo de cuidado de longo prazo que este seguro cobre é matricular-se em um lar de idosos para deficientes mentais ao se registrar em um lar de idosos.

Plano de saúde: Depois de se tornar um residente permanente, você terá direito ao seguro de saúde público no Canadá. O seguro saúde público no Canadá não é unificado e sua cobertura varia de província para província. No entanto, você deve esperar obter consultas médicas, testes diagnósticos e hospitalização sem nenhum custo assim que se inscrever para o seguro.

Esses serviços não são cobertos pelo esquema de seguro saúde público do Canadá:

  • Medicamentos prescritos
  • Exames dentários e oculares
  • Serviços de ambulância
  • Visitas a conselheiros, psicólogos ou fisioterapeutas
  • Cirurgias estéticas

Depois de se inscrever para o seguro saúde, você precisará esperar até 3 meses antes de obter o seu cartão de seguro saúde e, em seguida, começar a desfrutar de todos os benefícios. Durante o período de espera, é aconselhável obter um seguro de saúde privado para atender você e seus familiares (isso é especialmente importante para Recém-chegados e titulares de supervisuais) O seguro de saúde privado provisório é ainda mais importante se você tiver filhos pequenos ou idosos sob seus cuidados, pois são facilmente suscetíveis a complicações de saúde. Em caso de emergência durante o período de espera, sua província ou território poderá atendê-la por meio de seus serviços médicos de emergência, mesmo que você não tenha seguro saúde privado.

Às vezes, seu local de trabalho pode fornecer alguma forma de cobertura de saúde. Leia atentamente o plano deles para saber quanto você pode se beneficiar com essa provisão e verifique se os membros de sua família também serão beneficiários.

2. Seguro Saúde Privado

Isso também é conhecido como seguro estendido ou suplementar. Ao subscrever um seguro saúde privado, poderá usufruir de todos os serviços não cobertos pelo seguro público na sua província ou território. Se necessitar de cuidados médicos enquanto estiver fora da sua província, o seguro de saúde privado também o terá coberto para todos os cuidados que receberá nessa outra província.

Visto que você não terá acesso ao seguro de saúde público imediatamente ao chegar ao Canadá, é melhor que você assine um seguro de saúde privado, feito sob medida para recém-chegados e visitantes do Canadá. Você pode explicar à seguradora escolhida que deseja um plano de seguro para pessoas que ainda não têm o OHIP ou um cartão de seguro saúde.

A maioria dos planos de saúde privados não cobre todos os prováveis serviços médicos você vai precisar. No entanto, você pode analisar cada plano e escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades potenciais.

3. Seguro de carro para imigrantes no Canadá

Seja um canadense ou um imigrante, não ter seguro automóvel quando você possui um carro é considerado uma ofensa no Canadá e você pode ser multado se for descoberto. Todas as províncias e territórios oferecem seguro automóvel que cobre responsabilidades e lesões corporais. Dependendo de quão abrangente é o seguro em sua província ou território, você pode precisar obter um seguro automóvel privado adicional.

  • Seguro de carro público: O seguro automóvel fornecido pela sua província cobrirá responsabilidades como:
    • Despesas de saúde de pessoas que podem ser afetadas por um acidente com seu carro.
    • Danos materiais

O seguro também cobre despesas médicas necessárias para cuidar de você em caso de lesão e oferece alguma compensação pela perda temporária ou permanente de renda durante o tratamento.

O seguro automóvel público do Canadá não cobre danos ao seu carro durante um acidente.

  • Seguro Automóvel Privado ou Complementar: Você pode assinar outros planos de seguro, como seguro abrangente ou seguro contra colisão. O seguro de colisão prevê a reparação ou substituição do seu veículo caso acerte um objeto, inclusive outro veículo durante a condução. Um seguro abrangente cobre você em caso de roubo de carro, vandalismo e incêndio que afete seu carro. O seguro abrangente não cobre roubo de propriedades que você tenha em seu veículo ou danos causados ​​a essas propriedades durante um acidente.

Fatores que podem aumentar seu prêmio de seguro automóvel

Não há prêmio fixo para seguro de carro no Canadá. Existem diferentes fatores que as seguradoras analisam para determinar quanto será seu prêmio. Eles incluem:

  • Registro de condução: Se você foi condenado ou se envolveu em um acidente antes. Seu prêmio pode ser maior.
  • Tipo: Uma vez que os custos de manutenção e reparação de diferentes veículos variam, a cobrança será feita com base no tipo de veículo.
  • Freqüência de condução: Se seu local de trabalho for mais próximo de sua residência, você pode ser cobrado menos do que quando você tem milhas para dirigir para chegar ao trabalho. Seu prêmio também será determinado por quanto você tem motivos para usar seu veículo em uma semana. Isso ocorre porque quanto mais tempo você gasta dirigindo, mais suscetível você fica a acidentes e mais manutenção seu veículo exige.

4. Seguro de emprego (EI)

O Canadian Employment Insurance oferece uma cobertura de assistência financeira para residentes e cidadãos canadenses que perderam seus empregos devido a qualquer um dos seguintes:

  • Demissões e demissões
  • Falta de trabalho
  • Emprego sazonal

Você pode se inscrever para o EI imediatamente após obter um emprego no Canadá. Isso pode ser feito online ou visitando o Centro de Serviços do Canadá mais próximo de você. Se você não tiver um EI antes de perder seu emprego, você ainda pode se inscrever dentro de 4 semanas após o desemprego ou perder todos os benefícios do seguro. Para ser beneficiário de qualquer compensação do Seguro Emprego, você deve ter:

  • Ocupou uma posição é um trabalho canadense válido
  • Perdeu o emprego e ficou sem pagamento por um período de 7 dias
  • Perdeu seu emprego sem culpa de sua parte
  • Estava procurando um novo emprego enquanto você se inscrevia para o pedido de EI
  • Preparado para retomar o trabalho assim que conseguir um novo emprego

Você não se qualifica para EI se:

  • Foram demitidos do seu antigo emprego
  • Deixado por sua própria vontade
  • Participou de disputas trabalhistas, como greves
  • Estão na prisão

Se você se qualificar para o seguro de emprego canadense, receberá 55% de seus ganhos semanais (antes de perder o emprego) por semana. Você pode receber no máximo C $ 543 por semana e um total máximo de C $ 51,300 por ano. Você pode continuar a receber pagamentos de Seguro de Trabalho por até 45 semanas, dependendo da taxa de desemprego em sua localidade, que determinará quanto tempo você vai esperar antes de conseguir outro emprego. Todos os valores que você recebe do EI são tributável e isso será automaticamente deduzido do que você recebe semanalmente.

5. Seguro de viagem

Quando você obtém um seguro de viagem, ele cobre qualquer emergência que ocorra durante sua viagem (especialmente fora do Canadá). Tal emergência inclui:

  • Emergências médicas durante a viagem ou enquanto você estiver no destino da viagem. Seu seguro de viagem pode cobrir despesas de até US $ 10,000,000.
  • Acidentes de vôo. Isso pode ser coberto por até $ 25,000
  • Viagens canceladas ou interrompidas. Para cada viagem segurada, você recebe uma cobertura de até $ 6,000
  • Perda ou dano de bagagem. Isso pode ser coberto por até $ 3,000
  • Atrasos de bagagem. Isso pode ser coberto por até US $ 1,500
  • Inconveniências causadas pelo terrorismo em seu destino de viagem podem ser cobertas por até $ 35,000,000

Você pode solicitar um seguro de viagem canadense em sua província ou território. Você se tornará elegível para inscrição assim que receber seu cartão de seguro saúde do governo. Se você for apenas um visitante do Canadá ou um estudante, seu visto de viagem ou trabalho e estudo o tornará elegível para uma variedade de seguros de viagem acessíveis. Esses seguros de viagem são flexíveis e permitem que você escolha entre uma variedade de emergências em viagens que deseja proteger enquanto ainda estiver no país.

Número do seguro social para imigrantes

O Social Insurance Number (SIN) é um número exclusivo de 9 dígitos que todos que foram reconhecidos como residentes ou cidadãos do Canadá devem ter. Você exigirá que o SIN consiga emprego, pagar impostos, usar instalações do governo e obter seguro. A solicitação do Número de Previdência Social é totalmente gratuita. Você pode fazer isso online ou enviando um e-mail para a Service Canada, após o qual receberá uma resposta por e-mail em até 20 dias após a inscrição.

Se você esquecer seu SIN exclusivo, você o encontrará facilmente em qualquer um destes documentos:

  • Qualquer um de seus comprovantes fiscais (T4s)
  • Sua declaração de imposto de renda
  • Seu registro de emprego

Seu empregador também tem acesso prático ao seu SIN para que você possa solicitá-lo. Com o seu SIN, você poderá solicitar qualquer tipo de seguro, seja público ou privado.

Encontrar uma seguradora no Canadá é tão fácil quanto digitar algumas palavras relevantes em seu mecanismo de busca. Você pode querer contratar os serviços de uma seguradora diretamente ou recorrer a corretores de seguros. Qualquer que seja a opção escolhida, certifique-se de verificar os termos e condições que se aplicam ao plano de seguro que você está optando. Se você tiver alguma dúvida sobre qualquer uma das condições, certifique-se de obter esclarecimentos suficientes da empresa antes de assinar o pacote de seguro.