Com sistema de saúde universal nas províncias e territórios, existem vários serviços de saúde para imigrantes no Canadá. O padrão de saúde no Canadá é um dos muitos fatores que atraem imigrantes de todo o mundo. O governo disponibilizou serviços de saúde que facilitam a consulta e o diagnóstico, com médicos competentes contratados para atender aos residentes.

O sistema de saúde do Canadá é financiado por uma grande porcentagem dos impostos de renda recebidos do público e é responsável pelas taxas de impostos relativamente altas no Canadá. Se você está pensando em se mudar para o Canadá, aposto que estará mais do que ansioso para se tornar um beneficiário do tratamento médico quase gratuito disponível para residentes. Portanto, é importante que você conheça o suficiente sobre os serviços de saúde para imigrantes, os serviços prestados e os processos envolvidos.

Sistema Universal de Saúde do Canadá

Desde seu início em 1967, o Sistema de Saúde Canadense alcançou mais do que o suficiente para ser classificado como muito eficaz. Supervisionado pela Canadian Health Act, o sistema permaneceu com financiamento público (por meio de impostos) e se esforça para fornecer serviços de saúde que são em sua maioria gratuitos e acessíveis a todos os canadenses. O único critério exigido para o acesso aos serviços de saúde no Canadá é ser cidadão ou ter residência permanente. Com qualquer um deles, você pode se inscrever no seguro público de saúde e obter acesso aos serviços de saúde gratuitamente. Após a inscrição para o seguro, você recebe um cartão de seguro de saúde que deve apresentar nos centros médicos em todos os momentos para receber tratamento gratuito.

As opções de serviços de saúde para imigrantes permanentes e temporários no Canadá são administradas pelo plano de seguro saúde, que é único para cada província e território. Portanto, você deve procurar saber o que implica o plano em sua província e os serviços que ele cobre. Em todas as províncias, os serviços médicos básicos de emergência costumam ser gratuitos, mesmo sem cartão de saúde.

Províncias canadenses com seguro saúde para imigrantes e residentes temporários

O governo das seguintes províncias e territórios estabeleceu planos de saúde e opções de seguro para cidadãos, imigrantes e residentes temporários, como estudantes e trabalhadores. Visitantes do Canadá não são cobertos pelo seguro do governo e podem exigir seguro privado antes da chegada ou na chegada.

Veja a lista de províncias e territórios
  • Alberta
  • Columbia Britânica
  • Manitoba
  • New Brunswick
  • Terra Nova e Labrador
  • Territórios do Noroeste
  • Nova Scotia
  • Nutnavut
  • Ontario
  • Prince Edward Island
  • Quebec
  • Saskatchewan
  • Yukon

Cada província ou território tem seu plano de saúde exclusivo e, portanto, os serviços que são cobertos diferem de local. Ontário, por exemplo, é a única província que inclui medicamentos prescritos para menores de 24 anos por meio do plano de seguro de saúde público. Uma visita ao site de saúde de cada província irá informá-lo sobre o que seu seguro de saúde cobre e o que não cobre. Observe, no entanto, que depois de obter seguro público em qualquer província do Canadá, você terá acesso ao serviço de saúde básico fornecido em outras províncias e territórios do país.

Registrando-se para o seguro saúde público no Canadá

Para obter assistência médica universal no Canadá, você deve ser um cidadão ou pelo menos um residente permanente. Isso significa que os novos imigrantes têm acesso restrito a cuidados médicos e terão que pagar pela maioria dos serviços de saúde ou obter seguro. Apenas algumas províncias garantem acesso ao seguro saúde imediatamente após a chegada.

Na maioria das províncias, você deve esperar até 3 meses e um dia para obter o seguro saúde do governo. Isso ocorre porque essas províncias começarão a considerá-lo como residente permanente apenas quando você tiver permanecido tanto tempo na localidade. Basta entrar em contato com o ministério da saúde de sua localidade para obter informações sobre quanto tempo você terá que esperar. Enquanto você ainda está no período de espera, você pode querer obter um seguro de saúde privado para cuidar da sua saúde. Quando chegar a hora de se inscrever no seguro de saúde público, você será solicitado a fornecer sua carteira de identidade e comprovante de residência permanente antes que sua inscrição possa ser finalizada.

Além dos residentes permanentes, esse conjunto de pessoas também pode ser coberto pelo Sistema Provincial de Saúde do Canadá:

  • Estudantes internacionais com visto de estudante como prova
  • Trabalhadores estrangeiros com autorização de trabalho como prova
  • Clérigos, como padres e rabinos

Ao se qualificar para o seguro saúde público, seu cônjuge e dependentes tornam-se automaticamente beneficiários de serviços de saúde gratuitos.

Outros planos de cobertura de saúde fornecidos pelo governo

  1. Refugiados e pessoas protegidas

O Programa Federal de Saúde Provisório (IFHP) é responsável por fornecer uma forma de seguro saúde temporário para pessoas protegidas, refugiados e requerentes de refugiados até que eles e seus pupilos ou dependentes se tornem elegíveis para o plano de seguro saúde em sua província ou território. Alguns dos serviços médicos prestados aos refugiados são:

  • Teste médico antes da imigração para o Canadá
  • Tratamento de condições médicas que podem tornar os refugiados impróprios para imigrar para o Canadá
  • Vacinação
  • Medidas preventivas durante um surto de doença.
  1. Educação saudável

O governo canadense financia integralmente programas e treinamentos periódicos para educar os cidadãos e residentes a serem proativos no tratamento de questões de saúde. Os programas buscam conscientizar as comunidades sobre como evitar lesões e controlar a disseminação de doenças infecciosas. Os treinamentos geralmente não requerem conhecimentos médicos prévios e estão disponíveis para todos os cidadãos, independentemente de idade e status.

Planos privados de seguro saúde e quando procurá-los

Com um cartão de seguro saúde do governo, você tem acesso a serviços médicos básicos gratuitamente. Esses serviços geralmente não cobrem medicamentos controlados, atendimento odontológico, óculos graduados, fisioterapia e atendimento domiciliar ou de longo prazo. Cidadãos e não cidadãos só têm acesso a esses serviços por meio de qualquer uma destas opções:

  • Pagando pelos serviços
  • Planos de saúde patrocinados pelo empregador
  • Seguro médico privado

A segunda opção não se aplica via de regra e só funciona em organizações que possuem planos de saúde para seus trabalhadores. Esses planos podem ser aplicados somente após você ter sido supervisionado e concluído um período de experiência como funcionário da organização. Para desfrutar do melhor atendimento médico sem quaisquer restrições, você precisará se inscrever para um seguro de saúde de qualquer uma das organizações privadas que os oferecem.

Essas organizações privadas têm ou não fins lucrativos. Exemplos de organizações sem fins lucrativos que oferecem seguro saúde são sociedades cooperativas, clubes e grupos que veem a necessidade de ter as necessidades de saúde de seus membros cobertas. Antes de se inscrever para o seguro, pode ser necessário que você seja membro dessas organizações sem fins lucrativos.

Serviços de saúde para estudantes no Canadá

A maioria dos estudantes internacionais no Canadá não tem acesso à residência permanente e você precisará obter seguro saúde durante o período de estada para estudar. Embora antes disso, você possa verificar através do serviço de saúde oferecido pela província em que você estudará, já que poucas províncias incluem estudantes internacionais em seus planos de seguro.

Se sua província não oferece tal serviço e você deseja ter acesso a serviços de saúde para imigrantes, você pode verificar em sua escola os pacotes de seguro que oferecem a estudantes internacionais. Algumas escolas tornam obrigatório o registro para seu pacote de seguro saúde, enquanto algumas podem permitir que você opte por um pacote de seguro em outro lugar.

Serviço de saúde para estudantes de acordo com a província

Província Seguro Público Estudantil Duração do estudo Plano de Seguro

(Público e privado)

Alberta disponível 6 meses ou mais Plano de seguro de saúde de Alberta (AHCIP)
Columbia Britânica disponível 6 meses ou mais Plano de Serviço Médico da Colúmbia Britânica (MSP)
Manitoba não disponível - Plano de saúde do estudante internacional de Manitoba *
New Brunswick disponível 1 ano ou mais Cobertura do Medicare de New Brunswick
Terra Nova e Labrador disponível 1 ano ou mais Plano de Cuidados Médicos do Labrador (MCP)
Territórios do Noroeste disponível mais de 1 ano Cuidados de saúde dos Territórios do Noroeste (NWTHC)
Nova Scotia não disponível - Planos de saúde fornecidos por instituições individuais
Nunavut o território não hospeda estudantes internacionais - -
Ontario  

não disponível

- Plano de seguro saúde universitário (UHIP) *
Prince Edward Island disponível 6 meses ou mais Cartão de saúde da Ilha do Príncipe Eduardo
Quebec disponível por meio de acordos de reciprocidade com alguns países Régie de l'assurance maladie du Québec (RAMQ)
Saskatchewan disponível 6 meses ou mais Cartão de Saúde de Saskatchewan
Yukon não disponível - Plano de seguro saúde do Yukon College *

Observação: Os planos de seguro marcados com um asterisco são aqueles fornecidos pelo sistema educacional e não pelo governo.

Emergências de Saúde Nacional

Provisões foram disponibilizadas pela Agência de Saúde Pública do Canadá para fornecer informações em vários idiomas que servirão como um guia durante emergências nacionais de saúde. Além de fornecer informações atualizadas sobre pandemias e saúde pública, a PHAC também é responsável por:

  • Isso inclui vacinas para viagens e outras vacinas de prevenção de doenças.
  • Treinamentos sobre segurança no meio ambiente, relatórios de situação e controle de perigos.

Uso e prescrição de drogas no Canadá

Se você já recebeu receita de alguns medicamentos antes de sua chegada ao Canadá, algumas regras determinam seu acesso a tais medicamentos, dependendo da categoria em que se enquadram. A medicação no Canadá se enquadra em dois grupos principais:

  1. Medicamentos sem receita (OTC):

Esses são medicamentos que você pode obter facilmente sem receita médica. Portanto, eles também são chamados de medicamentos sem receita médica. Para que um medicamento seja vendido sem prescrição no Canadá, ele deve atender aos requisitos de segurança, qualidade e eficácia. Por esse motivo, qualquer medicamento sem prescrição é seguro para compra no Canadá, desde que tenha um Número de Identificação do Medicamento (DIN) como uma indicação de que é reconhecido pelas autoridades locais de medicamentos.

  1. Prescrição

Esses medicamentos são administrados apenas com base na prescrição de um médico. Às vezes, um medicamento sem receita em seu país pode ser um medicamento com receita no Canadá e vice-versa. Se você estava trabalhando com uma receita antes de se mudar, você pode verificar a Lista de medicamentos prescritos para determinar o status do medicamento. Isso ajudará você a saber quais processos você precisa seguir quando deseja obter tal droga depois de já estar no Canadá e também pode ajudá-lo a evitar trazer drogas que são consideradas ilegais para o país.

Os medicamentos que você está trazendo do seu país anterior, prescritos ou não, devem ser aqueles que se esgotarão em 90 dias quando tomados na dose certa. De preferência, os medicamentos devem estar na embalagem original da empresa, com cada um contendo um rótulo que descreve explicitamente o medicamento e o que ele faz.

Depois de esgotar os medicamentos que trouxe consigo, não terá permissão para usar uma receita estrangeira para obter medicamentos numa farmácia. Uma clínica ambulante no Canadá pode ser uma fonte urgente de receita médica, especialmente se você ainda não tem um médico de família e não pode arcar com o processo demorado de encontrá-lo. Esperamos que esses recursos sejam úteis para ajudar os viajantes a compreender as opções de serviços de saúde para imigrantes no Canadá.