As principais indústrias de empregos para imigrantes no Canadá são uma lista de carreiras que contratam e favorecem a população imigrante e trabalhadores estrangeiros. Ficar no Canadá por um longo prazo significa que você precisará de um emprego. Quer você trabalhe enquanto ainda estuda, ou deseja ser um trabalhador estrangeiro devidamente integrado à força de trabalho, um conhecimento das principais indústrias de empregos disponíveis no país pode ajudá-lo a ver em quais setores você pode se encaixar facilmente para trabalhar ou quais empregos potenciais estará disponível para você em sua chegada.

As principais indústrias do Canadá estão agrupadas nestes subtítulos principais:

  • Indústria de serviços
  • Indústria de transformação
  • Recursos naturais
  • Mineração e agricultura

A Indústria de Serviços

O setor de serviços é o setor de empregos-chave mais abrangente do Canadá, com muitos outros setores se ramificando a partir dele. As principais divisões da indústria de serviços incluem:

  • Saúde e serviços sociais
  • Serviços educacionais
  • Atacado e varejo
  • Turismo e cultura
  • Hospitalidade e restauração
  • Entretenimento e esportes
  • Transporte e logística
  • Bens imóveis
  • Sustentabilidade ambiental
  • Pesquisa
  • Tecnologia, comunicação e TI
  • Bancário e financeiro, etc.

Com tantas indústrias menores no setor de serviços, ela atrai a maior quantidade de trabalhadores no Canadá e fornece 75% de todos os empregos canadenses. O setor é bastante acolhedor porque exige trabalhadores com diversos níveis de escolaridade e experiência profissional. Tanto os qualificados quanto os não qualificados têm potencial para serem empregados no vasto espaço, as oportunidades estão aumentando diariamente à medida que a população do Canadá aumenta constantemente.

Ao contrário de outras indústrias-chave, que dependem em grande parte dos recursos naturais disponíveis em um local, a indústria de serviços precisa atender a todas as províncias e territórios. Você não precisa necessariamente estar em uma região específica para conseguir emprego em qualquer um dos setores. No entanto, a maior concentração de empregos de serviço são encontrados em Entre áreas metropolitanas (CMAs).

De todos os setores da indústria de serviços, o setor de saúde e serviços sociais tem sido o maior empregador de pessoas nos últimos tempos e, talvez, também pague o salário médio por hora mais alto. Nos últimos anos, o Canadá tem procurado expandir e desenvolver seu setor de saúde. O país recrutou ativamente e ainda está recrutando estrangeiros qualificados para trabalhar como profissionais de saúde. Isso por si só contribuiu imensamente para o alto tráfego de imigração experimentado nos últimos tempos.

A maioria das pessoas acredita que provavelmente encontrarão emprego no Canadá como trabalhadores da saúde do que em qualquer outra profissão, e não se provou que suas postulações estão erradas.

A Indústria de Manufatura

Quase 2 milhões de empregos, se não mais, estão sendo sustentados pela indústria manufatureira do Canadá. Em tempos históricos, a indústria precisava mais de trabalhadores competentes que pudessem realizar serviços intensivos em mão-de-obra em turnos. No entanto, o recente mas rápido desenvolvimento neste setor resultou em uma maior necessidade de profissões mais sofisticadas, qualificadas e voltadas para a tecnologia. Populares entre as pessoas que trabalham na indústria de manufatura são engenheiros, analistas de dados, profissionais de marketing e programadores.

Principais indústrias de manufatura de acordo com províncias e territórios

Indústria de transformação Província ou território encontrado
Impressão Manitoba, Ontário
Fabricação de máquinas de mineração Alberta
Fabricação de máquinas agrícolas Manitoba, Saskatchewan
Processamento de carne Alberta, Colúmbia Britânica, Manitoba, New Brunswick, Quebec, Saskatchewan
Fabricação de painéis de madeira Alberta, British Columbia, Newfoundland e Labrador
Produção de serraria e madeira Columbia Britânica
Impressão Manitoba
Processamento de frutos do mar New Brunswick, Newfoundland e Labrador, Nova Scotia
Produção de Pão Terra Nova e Labrador
Fabricação de máquinas aeroespaciais Nova Escócia, Quebec
Navio e construção de barcos Nova Scotia
Fabricação de automóveis Ontário, Saskatchewan
Produção de plástico Ontário, Quebec
Produção de Vinho Columbia Britânica

A indústria manufatureira sofreu com a escassez de funcionários devido ao rápido crescimento da população, levando a uma maior demanda por bens e à necessidade de exportar mais produtos manufaturados. Para mitigar isso, o Canadá criou muitos incentivos para atrair mais trabalhadores, indígenas e estrangeiros para o setor. Alguns dos incentivos são:

  • Empréstimo para Aprendiz do Canadá
  • Bolsa de incentivo de aprendizagem
  • Crédito fiscal de criação de empregos para aprendizes
  • Empréstimo para Aprendiz do Canadá

A Indústria de Recursos Naturais

O Canadá é realmente abençoado com muitos recursos naturais e o país não deixou de explorá-los para seu desenvolvimento econômico. O setor de petróleo e gás tem se mostrado um grande benefício para o Canadá, com 35% de todas as empresas no mundo relacionadas a ele residindo em Alberta. O mesmo setor tem mantido sua postura de pagar o maior salário médio por hora do país. A indústria de petróleo e gás está recrutando ativamente engenheiros, mineradores, geocientistas e pesquisadores.

Os principais recursos naturais do Canadá incluem água, petróleo e gás, urânio, ouro, prata, cobre, diamante e gás natural. A Nova Escócia atingiu o auge como a província com mais recursos neste setor, proporcionando empregos para residentes na produção de energia limpa. Possui também grandes reservas florestais e, por isso, emprega mão de obra em setores como produção de papel e preservação do meio ambiente.

Mineração e Agricultura

Intimamente ligada à indústria de recursos naturais está a mineração e a agricultura. Com os enormes depósitos de recursos naturais, o Canadá nunca deixou de empregar mão de obra que trará suas dotações naturais para o produto acabado. A indústria é subdividida em:

  • Mineração
  • Produção de energia
  • Pescaria
  • Silvicultura
  • Terra agrícola

O papel do setor de mineração e agricultura no emprego de mão de obra no Canadá não pode ser superestimado. O país extrai ativamente urânio, níquel, potássio e diamantes e recruta continuamente profissionais nessa área. A maioria das profissões exigidas é em extração e processamento de minerais; tecnologia informática, como programação e análise de dados; pesquisa de desenvolvimento; gerenciamento de informações, etc.

Colúmbia Britânica, Ontário, Saskatchewan e Quebec têm sido os maiores empregadores de mão de obra no setor de mineração, com cerca de três quartos de todos os produtos minerados no Canadá provenientes dessas regiões. Pela observação, o salário médio por hora pago aos trabalhadores da mineração está competindo ativamente com o do setor de saúde e pode em breve ultrapassá-lo.

O Canadá é um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo. A agricultura tem sustentado muitos de seus residentes desde tempos imemoriais. Hoje, o setor agrícola é ainda mais produtivo com o uso da agricultura mecanizada e de sementes e animais melhorados geneticamente.

Tanto a produção vegetal quanto a pecuária prosperam no país, com as áreas costeiras conhecidas por terem a pesca como principal ocupação. Os principais produtos vegetais do Canadá são trigo, aveia, linho e canola, ao lado de ricas reservas florestais que são usadas para obter madeira e produzir celulose para papel.

Por províncias e territórios, o setor agrícola do Canadá é alimentado por diversidades que são:

S / N PROVÍNCIA / TERRITÓRIO PRODUTO AGRÍCOLA
1. Alberta Pecuária, batata, trigo, canola, cevada, processamento de carne
2. Columbia Britânica Frutos do mar, pomares de vinho, outras frutas e vegetais
3. Manitoba Trigo, cevada, canola, pesca, processamento de carne
4. New Brunswick Criação de gado, produção de leite
5. Terra Nova e Labrador Pesca e frutos do mar, horticultura, produção de leite
6. Territórios do Noroeste Frutos do mar
7. Nova Scotia Reservas florestais, produção diária
8. Nunavut Frutos do mar
9. Ontario Canola, cevada, trigo, pomares, milho, soja, pecuária, produção de leite, tabaco
10. Prince Edward Island Produção de diário, agricultura mista
11. Quebec Frutas, vegetais, pecuária
12. Saskatchewan Canola, feijão, trigo, cevada, canola, cânhamo, linho, pecuária, processamento de carne
13. Yukon Frutos do mar

Em todas essas regiões, há demanda por técnicos para manuseio de equipamentos agrícolas e de processamento, Vet. Médicos, geneticistas, pesquisadores, trabalhadores de campo, atacadistas de produtos agrícolas, bem como varejistas.

Devido à habilidade necessária para trabalhar nesses setores, a maioria dos trabalhadores empregados recebe muitos treinamentos profissionais em suas empresas. Os trabalhadores da indústria de mineração também se beneficiam de acomodações e viagens prontas, seguro saúde com base na empresa e numerosos pagamentos de risco de perigo.

Os principais setores do Canadá não estão uniformemente distribuídos por todo o país. A natureza dos serviços prestados em uma determinada província depende de fatores como:

  • Disponibilidade de recursos naturais
  • Proximidade com o mar
  • População de residentes
  • Fertilidade do solo, etc.

Algumas indústrias fornecem serviços básicos e essenciais e, portanto, são encontradas em todas as províncias, embora esses serviços sejam ainda mais estabelecidos em algumas regiões do que em outras.

A tabela abaixo destaca cada província e as indústrias que atuam lá.

Províncias / territórios canadenses e suas principais indústrias de trabalho

S / N PROVÍNCIA / TERRITÓRIO PRINCIPAIS INDÚSTRIAS
1. Alberta Petróleo e gás natural, mineração de urânio, zinco, níquel e prata, agricultura, manufatura, engenharia
2. Columbia Britânica Mineração, manufatura, prestação de serviços: serviços de saúde, científicos e outros serviços profissionais
3. Manitoba Agricultura (cultivo de trigo), mineração, TIC, aeroespacial, educação, finanças e seguros
4. New Brunswick Agricultura (pesca), aeroespacial, serviços de TI, manufatura, mineração, turismo
5. Terra Nova e Labrador Hospitalidade, serviços de saúde, mineração, turismo, serviços educacionais
6. Territórios do Noroeste Seguros, mineração de diamantes, energia e gás natural, agricultura
7. Nova Scotia Mineração, perfuração, produção de energia limpa, silvicultura, agricultura, transporte, educação, atacado e varejo
8. Nunavut Artes e artesanato, cultura e turismo, mineração, pesca
9. Ontario Manufatura, mineração, educação, seguro, finanças, construção, saúde
10. Prince Edward Island TIC, turismo, produção de energia renovável, aeroespacial, saúde
11. Quebec Manufatura, agricultura, processamento de alimentos, TIC, pesquisa científica e tecnológica
12. Saskatchewan Agricultura (cultivo de trigo), silvicultura, mineração, manufatura
13. Yukon Agricultura, produção de energia limpa, mineração: ouro, prata e zinco, produção cinematográfica e sonora

NOTA: Esta tabela não mostra explicitamente todas as indústrias e setores funcionais em cada região. Ele apenas destaca os principais setores pelos quais cada província é conhecida.

Embora algumas habilidades e profissões geralmente tenham alta demanda em alguns locais do que em outros, ainda há oportunidades para elas em praticamente todas as províncias e territórios. Se você olhar o suficiente para qualquer província em que estiver, encontrará um emprego que corresponda ao seu nível de habilidade.

O Canadá, como país, tem uma taxa de desemprego relativamente baixa, com uma média de apenas cerca de 8 a 10% ao ano. O recente aumento no número de pessoas desempregadas será o resultado da substituição do trabalho humano pela tecnologia. Diante disso, o Canadá busca mais empregar pessoas com inclinação para tecnologia ou, pelo menos, com conhecimentos básicos de informática.

Até agora, ainda existem empregos mais do que suficientes que não foram totalmente substituídos por robôs e máquinas. E com o país sendo subpovoado, mas constantemente aumentando, mais mãos ainda serão necessárias para poder atender aos serviços exigidos pelos residentes.