O Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário do Canadá (TFWP) é uma via de imigração que possibilita aos empregadores de um país empregar estrangeiros para trabalhar para eles. O Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP) Canadá é um programa criado pelo Governo do Canadá. Por meio desse programa, os empregadores do Canadá podem recrutar estrangeiros por um período limitado com o objetivo de melhorar sua força de trabalho e produtividade. O programa de trabalhador estrangeiro temporário do Canadá atrai estrangeiros que são trabalhadores estrangeiros temporários no Canadá.

História do Programa de Trabalhadores Temporários Estrangeiros

A história dos Programas de Trabalhadores Temporários pode ser rastreada até 1973, quando o programa foi fundado pelo Governo do Canadá. Durante este período, trabalhadores altamente qualificados, como médicos, estiveram principalmente envolvidos neste programa. Em 2002, trabalhadores pouco qualificados foram incluídos no programa.

Os programas de trabalhadores estrangeiros temporários ganharam expansão em 2006, à medida que o rastreamento rápido foi introduzido em algumas localidades. Por volta de julho de 2013, o Governo do Canadá trouxe algumas mudanças significativas ao programa de trabalhadores estrangeiros temporários, a fim de oferecer vantagens aos cidadãos canadenses, bem como melhorar as taxas de contratação de canadenses. As mudanças também foram feitas para facilitar o crescimento econômico do Canadá.

Além disso, as operações do programa de trabalho estrangeiro temporário estão sendo apoiadas pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) e Emprego e Desenvolvimento Social do Canadá (ESDC). O programa de trabalho temporário estrangeiro beneficia tanto o empregador quanto o estrangeiro.

Programas de trabalhador estrangeiro temporário no Canadá

O TFWP exige que os empregadores canadenses contratem estrangeiros como seus trabalhadores por meio de qualquer uma das fontes indicadas abaixo;

  • Fluxo de talento global
  • Trabalhadores de baixa renda
  • Trabalhadores de alta remuneração
  • Cuidadores em casa
  • Trabalhadores agrícolas estrangeiros

Conseqüentemente, houve algumas mudanças importantes no programa de trabalhadores estrangeiros temporários em 2016. Os empregadores canadenses estavam mais preocupados com as mudanças. Algumas plataformas de notícias do programa de trabalhadores estrangeiros temporários expressaram as mudanças como segue;

  1. Um processo de inscrição mais rápido na Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA)
  2. Tempos de processamento LMIA reduzidos para empregadores confiáveis
  3. Exclusões de alguns trabalhadores do processo LMIA
  4. Isentando a apresentação de Planos de Transição para trabalhadores estrangeiros altamente qualificados
  5. A capacidade de revisar contratos com trabalhadores estrangeiros temporários se o empregado e o empregador oferecerem sua aprovação
  6. Para limitar a porcentagem de trabalhadores estrangeiros temporários de baixa remuneração que um empregador canadense pode contratar em um horário específico em 20%
  7. Alguns empregadores canadenses que foram inicialmente isentos de contratar trabalhadores de baixa renda foram autorizados a contratá-los

Como contratar um trabalhador temporário através do programa de trabalhadores temporários estrangeiros:

Devido à pandemia COVID-19, os empregadores canadenses que têm a intenção de contratar funcionários por meio do programa de trabalhadores estrangeiros temporários do CIC devem cumprir alguns processos. Como empregador canadense, é fundamental que você se inscreva na Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) para confirmar se tem permissão para contratar um trabalhador estrangeiro temporário. Portanto, os empregadores canadenses precisam passar por três etapas principais para preencher uma inscrição no programa de trabalhador estrangeiro temporário.

As etapas incluem; 

1. Obter um LMIA ou enviar uma oferta de emprego:

A Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho serve como prova de que você realmente precisa contratar esse funcionário em sua organização, uma vez que nenhum funcionário canadense é competente o suficiente para fazer o trabalho. Se o seu trabalho não exigir um LMIA, você precisará enviar uma oferta de emprego e fazer os pagamentos da taxa de conformidade do empregador através do Portal do Empregador do IRRC. Além disso, é importante que você forneça ao estrangeiro o número da oferta de emprego ou o número do LMIA para ajudar o funcionário a preencher a inscrição. No entanto, alguns empregadores estão isentos de pagar a taxa de conformidade do empregador e também de apresentar uma oferta de emprego.

2. Solicite ao estrangeiro para solicitar uma autorização de trabalho:

Depois que o trabalhador receber uma cópia da oferta de trabalho, o número da oferta de emprego ou o número do LMIA, ele os usará para solicitar sua autorização de trabalho canadense. Portanto, se você não passou pelo processo de conformidade do empregador, o trabalhador pode fazer uso do contrato de trabalho para apoiar sua aplicação.

3. Explique os procedimentos aos estrangeiros e quais resultados esperar:

Isso requer que você informe o trabalhador para aguardar uma carta de apresentação após a aprovação de seu visto de trabalho. Se o estrangeiro já residir no Canadá, o CIC enviará a autorização de trabalho para o seu correio. Como titular do programa de trabalhador estrangeiro temporário do Canadá, não há um período de validade especificado para a autorização de trabalho. Em vez disso, o período de validade do programa de trabalhador estrangeiro temporário do Canadá depende de sua oferta de trabalho ou contrato.

Se o seu empregador fez uso do LMIA durante o processo de contratação, a duração será indicada no seu LMIA. As estatísticas do programa de um trabalhador estrangeiro temporário demonstraram que mais de meio milhão de estrangeiros foram empregados por empregadores canadenses para trabalhar como seu pessoal temporário de 2006 a 2014. Trabalhadores técnicos, artistas criativos e performáticos, engenheiros autônomos, etc., são exemplos de funcionários estrangeiros temporários do Canadá isentos da Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA).

Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário de Quebec (TFWP)

Este programa é ideal para estrangeiros que buscam empregos temporários em Quebec. A primeira etapa da aplicação do Quebec TFWP é geralmente iniciada pelo empregador. Sua inscrição no LMIA deve ser enviada ao Service Canada e ao Ministère de l'Immigration, de la Francisation et de l'Intégration (MIFI) ao mesmo tempo. Se você está atualmente residindo em Quebec, é obrigatório que você envie sua inscrição no LMIA em francês. Você não precisa deste envio se estiver se candidatando a uma vaga de cuidador domiciliar.

Colúmbia Britânica TFWP

O Programa de Trabalhadores Estrangeiros da Colúmbia Britânica é recomendado para empregadores na Colúmbia Britânica que pretendem contratar estrangeiros bem-treinados e qualificados para expandir seus negócios. A inscrição para este tipo de TFWP requer a intervenção do WorkBC. Seu dever envolve a prestação de ajuda a todos os britânicos colombianos, de modo a direcionar cuidadosamente o mercado de trabalho da Colúmbia Britânica.

Alberta TFWP

Este tipo de TFWP permite que os empregadores de Alberta aceitem novos trabalhadores quando houver um número limitado de cidadãos canadenses e residentes permanentes competentes para um determinado trabalho. No programa de trabalhador estrangeiro temporário de Alberta, os empregadores costumam contratar estrangeiros para preencher vários cargos ou ocupações, como carpinteiro, soldador, ferreiro, etc.

Manitoba TFWP

Este programa é disponibilizado pela Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) para estrangeiros que desejam ser contratados por um empregador em Manitoba. Programa de trabalhador estrangeiro temporário em Manitoba exige que seu empregador se registre no Manitoba Labor - Employment Standards. Em várias ocasiões, a inscrição deve ser feita para o recrutamento de trabalhadores estrangeiros do Employment and Social Development Canada (ESDC).

Aqui estão as fontes oficiais de alguns formulários necessários para sua inscrição no programa de trabalhador estrangeiro temporário.

  1. Você pode baixar o arquivo pdf de revisão dos programas temporários de trabalhadores estrangeiros.
  2. Você pode verificar o arquivo pdf do anexo 2 do TFWP, que consiste no contrato de trabalho.
  3. O formulário de programa de trabalhador estrangeiro temporário Tabela H é essencial para cidadãos estrangeiros com deficiência mental, doenças crônicas ou terminais.
  4. Se você e seu empregador estão firmando um contrato de empregador / empregado de cuidador domiciliar, faça o download formulário tfwp é necessário para se candidatar a um TFWP.

Funções de trabalhadores estrangeiros quando há uma situação de greve em andamento em seu local de trabalho

Trabalhadores estrangeiros temporários também podem entrar em greve legalmente autorizada. Essa greve temporária do programa de trabalho estrangeiro não fará com que o trabalhador estrangeiro perca sua autorização de trabalho. Você tem a decisão de participar ou não da greve.

Nessa situação, você pode precisar;

  • Espere que a greve seja levantada
  • Candidate-se a um novo emprego. Se você decidir procurar um novo emprego, seu novo empregador irá ajudá-lo a se candidatar ao LMIA se o trabalho assim exigir
  • Retorne ao seu país de origem até o final da greve. Visto que sua autorização de trabalho não expirou, a política do programa de trabalhador estrangeiro temporário ainda lhe dá suporte. Ele oferece a você a liberdade de entrar no Canadá sem a necessidade de um novo visto

Mudanças na trajetória de trabalhadores temporários estrangeiros em 2015

Em 30th Em abril de 2015, algumas mudanças foram efetuadas no TFWP do Canadá para ajudar os empregadores que estão encontrando dificuldades para conseguir que trabalhadores qualificados dentro do Canadá ocupem um posto de trabalho.

Também foram feitas alterações nos salários médios por hora de cada ocupação e gráfico de região. Isso depende do tipo de trabalho a ser classificado como de baixa ou alta remuneração. Além disso, as mudanças tiveram impactos sobre o fluxo de salários dos pedidos de Avaliação de Impacto do Mercado de Trabalho (LMIA) recebidos e também sobre o limite usado para determinar a elegibilidade de um processamento acelerado de 10 dias. Os fluxos existentes foram substituídos por fluxos de baixos e altos salários.

Algumas perguntas sobre TFWPs do Canadá

  1. Quando o Canadá TFWP começou?
    • TFWP começou em 1973
  1. Qual província iniciou o programa de trabalho temporário no Canadá?
    • O Governo do Canadá iniciou o Programa de Trabalhadores Temporários (TFWP)
  1. Como aplicar o programa de trabalhador estrangeiro temporário?
    • Adquira uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) ou envie uma oferta de emprego
    • O estrangeiro irá então candidatar-se a uma autorização de trabalho
    • O estrangeiro precisa ser esclarecido no processo de candidatura.