Se você é um trabalhador qualificado e tem o sonho de se mudar para o Canadá e trabalhar lá permanentemente, seu sonho pode se tornar realidade por meio do Programa Federal de Negócios Qualificados. O governo canadense sabe muito bem que há escassez de trabalhadores qualificados no mundo e, para fazer com que o Canadá aproveite a atração de trabalhadores qualificados em todo o mundo, implementou um programa especial para todos os trabalhadores qualificados que irão gostaria de viver e trabalhar no Canadá.

Antes de 2015, todos os trabalhadores qualificados que desejavam Residência Permanente no Canadá (PR) eram selecionados com base na ordem de chegada. Com este programa especial, os melhores candidatos são selecionados com base em um sistema de classificação abrangente.

O que é o programa Federal Skilled Trades?

O Federal Skilled Trades Program, agora conhecido como Federal Skilled Trades Class, é um dos três sistemas de entrada expressa organizados pelo IRCC. Este é um programa especial para comerciantes qualificados que desejam se inscrever para o RP canadense. Tal como o outro sistema de inscrição expresso, é classificado pela CRS e os candidatos com maior pontuação recebem o convite à candidatura (ITA).

Se você tiver qualquer comércio especializado e atender aos requisitos mínimos, este programa foi feito para você porque será a maneira mais fácil de obter relações públicas no Canadá. Milhares de trabalhadores obtiveram seu PR usando o Federal Skilled Trades Program. Portanto, se você se qualificar para este programa, terá a oportunidade de se juntar a milhares de imigrantes que trabalham no Canadá por meio do programa.

Vantagem do programa Federal Skilled Trades

O programa FST tem uma série de benefícios para os candidatos. Eles incluem:

  • Os candidatos que se inscrevem no pool de entrada expressa por meio do programa FST têm uma chance maior, pois tem a pontuação mínima mais baixa. A pontuação de aprovação mais baixa é 199 pontos, enquanto a mais baixa para FSWP e CEC é 413. Além disso, o FST sempre tem um sorteio separado pelo menos uma vez por ano. Portanto, muitos candidatos que se inscrevem no programa têm essa vantagem.
  • O benchmark de idioma para FST é 5, em comparação com os outros dois programas em sistema de entrada expresso, é o mais baixo e, portanto, fácil de obter.
  • Outra vantagem visível para os candidatos da Federal Skilled Trades Class é que qualquer oferta de emprego válida o torna elegível e também aumenta sua pontuação, o que aumenta suas chances de ser convidado a se candidatar.

Requisitos mínimos para FST

Para ser elegível para entrada expressa no programa Federal Skilled Trades, você deve

  • atingir o nível de idioma exigido em sua habilidade de falar, escrever, ler e ouvir em qualquer idioma canadense.
  • ter pelo menos 2 anos de experiência em um trabalho de tempo integral remunerado em qualquer comércio especializado dentro de 5 anos antes de se candidatar ou um trabalho de meio período equivalente a um trabalho de tempo integral de dois anos.
  • atender aos requisitos para o trabalho qualificado que você está usando para se candidatar de acordo com as classificações ocupacionais nacionais.
  • ter um emprego em tempo integral por um ano inteiro sem interrupção ou um certificado de qualificação emitido por uma autoridade provincial, territorial ou federal canadense no cargo qualificado para o qual você está se candidatando.

Outros requisitos para o programa Federal Skilled Trades Class

Além dos requisitos mencionados acima, se você deseja obter uma classificação elevada no CRS, também deve atender aos seguintes requisitos para o programa FST.

Para ter uma boa classificação no CRS, você deve ter certeza de que possui experiência em um trabalho qualificado de acordo com o NOC. Existem muitas ocupações que estão sob o cargo qualificado B e você deve fornecer evidências de suas obrigações na declaração inicial da descrição ocupacional sob NOC.

Sua experiência de trabalho só conta quando você for certificado para exercer sua profissão de forma independente.

Esta é a classificação NOC de empregos qualificados em empregos qualificados tipo B

Grupo principal 72: comércios industriais, elétricos e de construção

Grupo principal 73: operações de manutenção e operação de equipamentos

Grupo principal 82: supervisores e empregos técnicos em recursos naturais, agricultura e produção relacionada

Grupo principal 92: supervisores de processamento, fabricação e utilidades e operadores de controle central

Grupo Menor 632: chefs e cozinheiros

Grupo Menor 633: açougueiros e padeiros

Educação

Não há requisitos acadêmicos para que você seja elegível para o programa Federal Skilled Trades. Não obstante, sua formação acadêmica pode ajudar a aumentar sua pontuação no Sistema de Classificação Abrangente de duas maneiras,

  • Se você possui um diploma, certificado ou diploma de uma escola de ensino médio ou instituição terciária canadense.
  • Ou se você tem educação no exterior, você completa suas credenciais educacionais para obter pontos extras ou pode obter um relatório de Avaliação de Credenciais Educacionais para fins de imigração mostrando que sua educação é equivalente a um diploma, certificado ou grau obtido em uma escola secundária canadense ou instituições de ensino pós-secundário.

Habilidade Linguística

Você deve fazer um teste de idioma em francês ou inglês, no qual deve obter a pontuação mínima no Canadian Language Bench Mark. O CLB mínimo é 5 para falar e ouvir, enquanto o CLB mínimo para escrever e ouvir é 4. Quanto mais pontuações você consegue, mais pontos você também adquire.

Prova de Fundos de Liquidação

Para ser elegível para a entrada expressa através do programa Federal Skilled Trades, você deve mostrar que tem fundos suficientes para se estabelecer no Canadá com sua família ou que tem permissão legal para trabalhar no Canadá ou que tem uma oferta de emprego válida no Canadá.

Este fundo deve estar disponível para saque e não deve ser restringido por qualquer dívida ou sanções. Você também deve se certificar de que eles são válidos ao enviar sua inscrição e no momento em que receber a licença de RP.

Os requisitos de fundos podem variar de acordo com o número de membros da família que estão seguindo você para migrar para o Canadá. A tabela abaixo mostra que os requisitos de fundos dependem do tamanho dos membros da família.

Ver Requisitos do Fundo de Liquidação
número de
membros da família
Fundos necessários
(em dólares canadenses)
1 $ 12,960
2 $ 16,135
3 $ 19,836
4 $ 24,083
5 $ 27,315
6 $ 30,806
7 $ 34,299
Para cada membro adicional da família $ 3,492

Admissibilidade

Admissibilidade significa que você tem permissão legal para morar no Canadá. Sua admissibilidade pode ser dificultada por certas condições médicas ou se você tiver antecedentes criminais comprovados. Portanto, você deve se certificar de que é admissível antes de se inscrever no programa FST.

Elegibilidade do programa de comércio especializado

Todos os trabalhadores qualificados qualificados que atendem aos requisitos mínimos para FST são elegíveis para este programa. Você também pode tentar obter outros requisitos necessários para aumentar suas chances de convite para se inscrever (ITA).

Guia passo a passo sobre como processar FST

Se você quiser se inscrever no Canadá PR usando o programa Federal Skilled Trades, é exatamente isso que você fará do início ao fim para obter sua autorização de residência permanente.

Etapa 1: Obtenha dois anos de experiência em uma ocupação qualificada relevante

A primeira coisa que você deve fazer antes de pensar em se candidatar a residência permanente é ganhar pelo menos dois anos de experiência de trabalho em tempo integral em um emprego listado pelo NOC como empregos qualificados do tipo B. Se você estiver trabalhando em um emprego de meio período, deverá completar as horas equivalentes a um trabalho de período integral de dois anos para ser elegível.

Etapa 2: verifique se você atende a outros critérios de elegibilidade

Depois de obter seus dois anos obrigatórios experiência de trabalho qualificada, você verifica se atende a outros requisitos. Os requisitos estão listados acima para você.

Você deve ter um teste de idioma em inglês ou francês no qual você deve atingir o valor de referência da língua canadense de 5 para falar e ouvir e CLB 4 para escrever e ler.

3: Crie seu perfil de entrada expresso online

Depois de verificar o seu status de elegibilidade e estiver qualificado, a próxima coisa a fazer é criar um perfil online para entrada expressa. Este perfil é criado no site do IRCC e você deverá preencher dados pessoais, como nome e histórico de trabalho, que você mesmo pode fornecer. Existem alguns detalhes que precisam de documentos de acompanhamento, como comprovante de fundos e resultado do teste de idioma.

4: Melhore o seu perfil

Você pode melhorar seu perfil online de várias maneiras se achar que sua pontuação é baixa. Você pode melhorá-lo refazendo seu teste de idioma para obter uma pontuação mais alta se sua pontuação anterior estiver abaixo da pontuação mínima para aprovação.

Você também pode melhorar seu perfil ganhando experiência de trabalho extra. Isso o ajudará a obter uma classificação elevada no Sistema de Classificação Abrangente e ter uma chance maior de receber um convite para se inscrever (ITA) quando o pool de entrada expressa for sorteado.

Outra forma de melhorar seu perfil é fornecendo sua formação acadêmica. Se você estudou no Canadá, pode fornecer um diploma, graduação ou certificado comprovando que concluiu o ensino médio ou uma instituição terciária canadense. E se você foi para a escola fora do Canadá, você deve fornecer uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA) provando que suas qualificações são equivalentes a um diploma, certificado ou diploma de uma escola secundária canadense ou instituições de ensino pós-secundário. Isso dará pontos extras entre 100 e 150.

Etapa 5: você receberá um convite para se inscrever

O momento mais alegre em todo o processo é quando você é convidado a se inscrever para obter uma licença de RP do Canadá pelo IRCC. A partir do dia em que é convidado, você tem apenas 60 dias para preencher sua inscrição online. Portanto, você deve manter todos os seus documentos prontos, pois o prazo para todo o processo é pequeno. Tudo pode ser feito em seis meses.

Etapa 6: Envie sua inscrição online

Depois de receber seu convite para se inscrever, você tem apenas 60 dias a partir do dia em que o recebeu para enviar uma inscrição eletrônica com todos os documentos necessários. Na aplicação online, ser-lhe-á pedido que preencha os seus dados pessoais, que serão fornecidos por si. Você também precisará de alguns documentos de acompanhamento, como atestado médico, certificado de habilitação policial e uma série de outros documentos relevantes.

O certificado médico deve ser de um médico certificado pelo painel do IRCC, enquanto o certificado de habilitação policial virá de todos os países nos quais você viveu desde que atingiu a idade de 18 anos.

Etapa 7: Receber a confirmação do status de residência permanente

Depois de enviar sua inscrição online, um painel irá analisá-la e enviar-lhe uma confirmação de seu status de residência permanente, isso confirma que você obteve uma autorização de RP. Em seguida, será oferecido a você uma confirmação de residência permanente (COPR) documento assinado por um oficial canadense em um ponto de entrada ou em um escritório IRCC com a data em que a residência permanente foi emitida.

Etapa 8: Inscreva-se para obter um cartão de RP

Depois de receber a confirmação do documento de residência permanente, você imediatamente solicita um cartão PR. Este cartão pode ser usado sempre que você viajar para fora do Canadá, como prova de seu status no Canadá.

Perguntas frequentes sobre FST

1. Quem é elegível para o Programa Federal de Comércios Especializados?

E: Você está qualificado para o FST se for um profissional qualificado do comércio e quiser imigrar para o Canadá para viver e trabalhar permanentemente.

2. Qual é o tempo de processamento para o Federal Skilled Trades Program?

Resp: O tempo de processamento para a maioria dos aplicativos é de seis meses. Portanto, se você deseja solicitar a residência permanente no Canadá por meio da FST, deve manter todos os documentos necessários em mãos, mesmo antes de enviar sua inscrição online.

3. Onde posso morar com a licença FST PR?

Resposta: Com o FST, você pode morar em qualquer província de sua escolha no Canadá, exceto na província de Quebec. A província de Quebec tem sua própria seleção de trabalhadores qualificados. Se você quer morar na província de Quebec, existe um programa especial para quem quer morar na província de Quebec com residência permanente no Canadá.

4: Quando é o sorteio do Federal Skilled Trades Program?

Resposta: O sorteio para o FST é organizado a cada duas semanas sob o pool de entrada expressa do IRCC. Após o sorteio, um convite à candidatura (ITA) será enviado a todos os candidatos aprovados. Se você estiver entre os alunos bem-sucedidos, deverá enviar sua inscrição online no prazo de 60 dias a partir do dia do convite.

Você também deve se certificar de que todos os documentos necessários estão prontos, pois o processo não leva muito tempo para ser concluído.