O Federal Skilled Worker Program do Canadá é um programa (FSWP) projetado especificamente para a classe de imigrantes estrangeiros que desejam trabalhar no Canadá permanentemente. O programa permite que os candidatos que não tenham estado no Canadá se inscrevam para imigração para o Canadá como residentes permanentes online através do sistema Express Entry.

Compreendendo o Programa Federal de Trabalhadores Qualificados do Canadá

FSWP é um sistema objetivo introduzido pelo governo canadense para candidatos que desejam imigrar e trabalhar no Canadá permanentemente. O sistema substituiu o antigo sistema que era usado para escolher os candidatos com base em razões subjetivas. Com o FSWP, todos os candidatos são julgados com base em sua classificação no Sistema de Classificação Abrangente e nos fatores de seleção. Com o Programa Federal de Trabalhadores Qualificados, os candidatos agora são classificados de maneira uniforme com base em idade, escolaridade, domínio do idioma, experiência profissional, ocupação, entre outros fatores.

Vantagens do programa federal de trabalhadores qualificados

O FSWP tem algumas vantagens sobre outros sistemas de entrada expressa que os candidatos que se inscrevem no Canadá PR sob ele podem desfrutar. As vantagens incluem:

  • Pode ser adquirido em um tempo muito curto, tão baixo quanto seis meses.
  • Ele oferece a maior porcentagem de permissão para imigrantes que se inscrevem para obter uma licença de RP do Canadá. Em 2018, ofereceu autorização para mais da metade dos candidatos que se inscreveram para RP.
  • Os candidatos não precisam de nenhuma conexão para se qualificar para este programa. Depois de atingir os requisitos mínimos, você pode se inscrever online e ter a chance de um convite para se inscrever (ITA).

Requisitos do programa federal de trabalhadores qualificados

Para que um candidato seja elegível para se candidatar ao FSWP, ele deve atingir os requisitos mínimos para o programa.

Abaixo estão os requisitos que você deve cumprir para ser elegível.

Experiência de Trabalho

O primeiro requisito para este programa é um ano de experiência profissional em um emprego qualificado nos últimos dez anos antes da aplicação. A experiência deve ser em um cargo classificado pela Classificação Ocupacional Nacional como:

  • Cargos gerenciais (habilidade tipo 0)
  • Trabalhos profissionais (nível de habilidade A)
  • Trabalhos técnicos e profissões especializadas (nível de habilidade B)

A experiência pode ser na forma de

  • Um emprego de tempo integral onde você trabalha por um período de 12 meses
  • Um trabalho de meio período equivalente a um trabalho de período integral de um ano
  • Trabalho de estudante em que você é pago em salários ou comissão

As competências linguísticas

Você deve fazer um teste de idioma em inglês ou francês para mostrar seu nível em qualquer um dos idiomas. O teste mostrará sua proficiência em falar, ouvir, escrever e ler. Para inglês, você pode fazer o IELTS e para o francês, você pode fazer o FEC.

Você também deve obter a nota mínima para o Canada Language Bench Mark, que é 7 no total. Quanto mais alta for a sua pontuação, maiores serão as suas chances de qualificação. O teste de idioma torna-se inválido dois anos após o dia em que você obteve o resultado.

Educação

Você deve ter concluído um diploma ou certificado em uma escola de ensino médio canadense ou, se você foi para uma escola fora do Canadá, deve ter um diploma ou certificado equivalente a uma escola de ensino médio canadense e, em seguida, fornecer:

  • credenciais estrangeiras e
  • uma Avaliação de Credencial Educacional para fins de imigração, que mostra que você concluiu em uma escola equivalente a uma escola secundária canadense.

Prova de Fundo

Você deve ter prova de que tem dinheiro suficiente para se estabelecer no Canadá com sua família ou prova de que conseguiu um emprego ou de que pode trabalhar legalmente no Canadá. Se você não atender aos requisitos financeiros, não se qualificará para o Programa Federal de Trabalhador Qualificado. Outra coisa sobre este programa é que o fundo aumenta à medida que aumenta o número de membros da família. Você verá os detalhes abaixo.

Admissibilidade

Você deve ter permissão legal para entrar no Canadá antes de se qualificar para a classe Federal Skilled Worker. Isso significa que você deve ser inocentado pela polícia de não ter antecedentes criminais. Você também deve ser liberado do ponto de vista médico para mostrar que está clinicamente apto.

Elegibilidade para o programa federal de trabalhadores qualificados

Depois de cumprir os requisitos mencionados acima, você se qualifica para solicitar residência permanente no Canadá por meio do Programa Federal de Trabalhadores Habilitados, organizado sob o sistema de entrada expressa do IRCC.

Fundos de liquidação do programa federal de trabalhadores qualificados

O FSWP exige que você tenha uma certa quantia em dinheiro no banco antes de se qualificar para solicitar a entrada expressa no sistema. O dinheiro mostra que você está pronto para se estabelecer no Canadá com seus familiares. Se você não conseguir atender a esses critérios, poderá não se qualificar para se inscrever no Canadá PR por meio deste programa.

O fundo aumenta à medida que aumenta o número de membros da família. Esta tabela mostra a quantidade mínima de que você precisa para imigrar para o Canadá. Se você tiver mais dinheiro, deve listar o valor total em seu perfil ou aplicativo.

Ver Requisitos do Fundo de Liquidação
número de
membros da família
Fundos necessários
(em dólares canadenses)
1 $ 12,960
2 $ 16,135
3 $ 19,836
4 $ 24,083
5 $ 27,315
6 $ 30,806
7 $ 34,299
Para cada membro adicional da família $ 3,492

Prova de fundos aceitável para FSWP

Os fundos devem estar disponíveis para você. Por exemplo, você não pode usar patrimônio em bens imóveis como prova de fundos de liquidação. Você também não pode pedir esse dinheiro emprestado a outra pessoa. Você deve poder usar esse dinheiro para pagar o custo de vida de sua família (mesmo que eles não venham com você).

Se seu cônjuge vier com você, você pode contar o dinheiro que estão juntos em uma conta conjunta. Você pode contar dinheiro em uma conta apenas em seu nome, mas deve provar que tem acesso ao dinheiro.

Os fundos devem estar disponíveis tanto quando você fizer o pedido quanto quando (se) emitirmos um visto de residente permanente. Você deve provar a um oficial de imigração que pode acessar legalmente o dinheiro para usar aqui quando chegar. Como prova, você deve obter cartas oficiais de quaisquer bancos ou instituições financeiras onde esteja guardando dinheiro.

As letras devem:

  • ser impresso em papel timbrado da instituição financeira
  • inclua suas informações de contato (endereço, número de telefone e endereço de e-mail)
  • inclua seu nome
  • liste dívidas pendentes, como dívidas de cartão de crédito e empréstimos
  • incluem, para cada banco atual e conta de investimento, o
    • números de conta
    • data em que cada conta foi aberta
    • saldo atual de cada conta
    • saldo médio nos últimos 6 meses

O IRCC atualiza o valor mínimo necessário a cada ano, com base em 50% dos totais de corte para baixa renda. As alterações são pequenas, mas há uma chance de que afetem sua elegibilidade. Certifique-se de verificar os novos números assim que forem publicados.

Fatores de seleção do programa federal de trabalhadores qualificados

Os candidatos que atendem aos requisitos devem indicar que obtiveram as seguintes notas no fator de seleção, conforme listado abaixo. O candidato deve marcar 60 de 100 pontos na grade de pontos de elegibilidade.

Verifique os critérios de seleção FSW
Fator de seleção FSWP Pontos
Educação 25
Proficiência em língua 28
Idade 12
Experiência de Trabalho 15
Emprego arranjado 10
Adaptabilidade 10
Pontuação mínima de aprovação 67

Uma vez que o candidato atenda a esses requisitos, ele pode se inscrever para uma entrada expressa, mas os candidatos que os possuem também devem saber que certas condições, como antecedentes criminais ou condições médicas, podem torná-los inadmissíveis no Canadá e, portanto, podem ser desqualificados.

Critérios de elegibilidade para trabalhador qualificado federal no Canadá

Nível de educação
Nível de educação Pontos
Nível de doutorado (PhD) 25
Nível de mestrado 23
Dois ou mais graus pós-secundários - pelo menos um para um programa de pelo menos 3 anos 22
Grau pós-secundário - 3 anos ou mais 21
Grau pós-secundário - 2 anos 19
Grau pós-secundário - 1 ano 15
Ensino Médio 5
Máxima 25
Proficiência em língua
Proficiência em língua
Inglês Pontuação IELTS Pontos
Primeira Língua Oficial Falando Escuta Leitura Escrevendo
CLB 9 6 6 6 6 6 pontos / habilidade
CLB 8 5 5 5 5 5 pontos / habilidade
CLB 7 4 4 4 4 4 pontos / habilidade
Segundo idioma oficial (OPCIONAL)
* A pontuação deve ser alcançada em todas as quatro habilidades 4 4 4 4 4 pontos
Inglês Pontuação CELPIP Pontos
CLB 9 9 9 9 9 6 pontos / habilidade
CLB 8 8 8 8 8 5 pontos / habilidade
CLB 7 7 7 7 7 4 pontos / habilidade
Segundo idioma oficial (OPCIONAL)
* A pontuação deve ser alcançada em todas as quatro habilidades 5 5 5 5 4 pontos
Français Marca TEF Pontos
Première Langue Officielle Expressão Oral Compréhension de l'orale Compréhension de l'écrit Expressão escrita
NCLC 9 371+ 298+ 248+ 371+ 6 pontos / competência
NCLC 8 349-370 280-297 233-247 349-370 5 pontos / competência
NCLC 7 310-348 249-279 207-232 310-348 4 pontos / competência
Seconde langue officielle (OPTIONELLE)
* vous devez atteindre le seuil minimal dans chacune des quatre compétences linguistiques 226-371 + 181-298 + 151-248 + 226-371 + 4 pontos
Français Marca TCF Pontos
Première Langue Officielle Expressão Oral Compréhension de l'orale Compréhension de l'écrit Expressão escrita
NCLC 9 14+ 523+ 524+ 14+ 6 pontos / competência
NCLC 8 12-13 503-522 499-523 12-13 5 pontos / competência
NCLC 7 10-11 458-502 453-498 10-11 4 pontos / competência
Seconde langue officielle (OPTIONELLE)
* vous devez atteindre le seuil minimal dans chacune des quatre compétences linguistiques 6+ 369-397 + 375-405 + 6+ 4 pontos
Máxima 28
Fator de Idade
Idade Pontos
sob 18 0
18-35 12
36 11
37 10
38 9
39 8
40 7
41 6
42 5
43 4
44 3
45 2
46 1
47 e mais velhos 0
Máxima 12
Experiência de Trabalho
Emprego arranjado
Oferta de emprego arranjada Pontos
If E
Você atualmente trabalha no Canadá com uma autorização de trabalho temporária. Sua autorização de trabalho é válida quando você aplica e quando o visto é emitido (ou você está autorizado a trabalhar no Canadá sem uma autorização de trabalho quando seu visto é emitido)

e

O IRCC emitiu sua autorização de trabalho com base em uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) positiva do Employment and Social Development Canada (ESDC). Seu empregador teria se inscrito para o LMIA, que você teria que anexar à sua inscrição ao IRCC

e

Você está trabalhando para um empregador cujo nome consta em sua autorização de trabalho, que fez uma oferta de emprego permanente com base no fato de você ter sido aceito como trabalhador qualificado.

10
Atualmente, você trabalha no Canadá em um emprego isento do requisito LMIA sob um acordo internacional (como o Acordo de Livre Comércio da América do Norte) ou um acordo federal-provincial. Sua autorização de trabalho é válida quando você aplica e quando o visto é emitido (ou você está autorizado a trabalhar no Canadá sem uma autorização de trabalho quando seu visto é emitido)

e

Seu empregador atual fez uma oferta de emprego permanente com base no fato de você ter sido aceito como trabalhador qualificado

e

Você está trabalhando para esse empregador há pelo menos 1 ano contínuo, equivalente em período integral ou parcial.

10
Atualmente, você não tem uma autorização de trabalho ou não planeja trabalhar no Canadá antes de obter um visto de residente permanente.

OR

Você está trabalhando atualmente no Canadá e um empregador diferente ofereceu-se para lhe dar um emprego permanente de tempo integral

OR

Você está atualmente trabalhando no Canadá em um emprego que está isento de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho, mas não sob um acordo internacional ou federal-provincial.

Um empregador fez-lhe uma oferta de emprego permanente com base no facto de ter sido aceite como trabalhador qualificado

e

O empregador tem uma Avaliação de Impacto no Trabalho positiva da ESDC

10
Máxima 10
Adaptabilidade
Fator de Adaptabilidade Pontos
Seu trabalho anterior no Canadá

Você fez pelo menos um ano de trabalho em tempo integral no Canadá (NOC Skill Type 0, A ou B) com uma autorização de trabalho válida ou enquanto estava autorizado a trabalhar no Canadá.

10
O trabalho de tempo integral do seu cônjuge ou parceiro no Canadá

Seu cônjuge ou companheiro (a) fez pelo menos um ano de trabalho em tempo integral no Canadá com uma autorização de trabalho válida ou enquanto estava autorizado a trabalhar no Canadá.

5
Seu último estudo no Canadá

Você concluiu pelo menos dois anos acadêmicos de estudo em tempo integral (15 horas / semana) em um programa de pelo menos dois anos em uma escola secundária ou pós-secundária no Canadá e manteve-se em boa posição acadêmica durante esse tempo.

5
Os estudos anteriores de seu cônjuge ou parceiro no Canadá

Seu cônjuge ou companheiro (a) terminou pelo menos dois anos acadêmicos de estudo em tempo integral (15 horas / semana) em um programa de pelo menos dois anos em uma escola secundária ou pós-secundária no Canadá, e manteve-se em boa posição acadêmica durante aquela vez.

5
Emprego arranjado no Canadá

Você ganhou pontos no Fator 5: Trabalho Acertado

5
O nível de linguagem do seu cônjuge ou parceiro

Seu cônjuge ou companheiro tem um nível de idioma em inglês ou francês no nível CLB 4 ou superior em todas as quatro habilidades linguísticas (IELTS Listening 4.0, Reading 4.5, Writing 3.5, Speaking 4.0)

5
Parentes no Canadá

Você, ou seu cônjuge ou companheiro (a) tem um parente que mora no Canadá E 18 anos ou mais E um cidadão canadense ou residente permanente:

  • parente
  • avó,
  • criança,
  • neto,
  • filho de um pai (irmão),
  • filho de um avô (tia ou tio),
  • ou neto de um dos pais (sobrinha ou sobrinho)
5
Máxima 10

Para obter mais informações sobre os critérios de seleção de FSW, consulte a página do programa em Site da CIC.

Lista de verificação de documentos do programa federal de trabalhadores qualificados

Para solicitar a entrada expressa por meio do sistema FSWP, certifique-se de que os seguintes documentos estejam prontos. Os documentos listados a seguir são obrigatórios para todos os candidatos à residência permanente por meio de entrada expressa.

  • Documento de viagem
  • Certificado de Polícia
  • Resultado de teste médico
  • Cópia do comprovante de fundos
  • Cópia da certidão de casamento

Além dos documentos mencionados acima, pode ser necessário apresentar outros documentos importantes, caso seja solicitado.

Aula de Experiência Canadense (CEC)

Candidatar-se ao Canada PR sob FSW

Se você deseja obter sua autorização de residência permanente através do Federal Skilled Worker Program, os guias a seguir o ajudarão desde o momento em que você verificar sua elegibilidade até o momento em que seu PR for emitido para você.

Etapa 1: verifique se você é elegível

O primeiro passo a ser dado ao se inscrever para RP no Canadá por meio do FSWP é verificar se você se qualifica para o programa. Para ser elegível, você deve atender aos requisitos mínimos para se inscrever para entrada expressa no Canadá por meio do Programa Federal de Trabalhadores Habilitados. Isso significa que você deve ter alcançado os requisitos listados acima.

Etapa 2: certifique-se de que você tenha os documentos necessários

Para criar seu perfil de inscrição expresso online, você deve obter todos os documentos necessários para esse exercício. Seus documentos o ajudarão a se qualificar para o sorteio de entrada expressa.

Alguns dos documentários de que você pode precisar incluem:

identificação: Você deve ter um meio de identificação válido, como um passaporte válido ou outros documentos de viagem.

Resultado do teste de idioma: Você deve ter uma cópia do resultado do seu teste de idioma mostrando sua proficiência em qualquer um dos idiomas oficiais canadenses. Você pode fazer IETLS para inglês ou FEC para francês. O resultado do teste deve ser dentro de dois anos a partir do dia em que você se inscreveu para que ele seja válido. A capacidade de falar os dois idiomas aumenta seus pontos.

Educação: Você precisará da Avaliação de Credenciais Educacionais (ECA) para a educação concluída fora do Canadá para provar que é equivalente a pelo menos uma escola secundária canadense.

Etapa 3: Crie um perfil de entrada expresso online:

Depois de preparar os documentos mencionados acima, você pode criar seu perfil de entrada expresso on-line, fornecendo todos os detalhes necessários para obter uma pontuação elevada no CRS. Além dos documentos oficiais, você deverá fornecer dados pessoais que se autoproclamam.

Etapa 4: melhore seu perfil

Após o seu registro e você descobrir que sua pontuação é baixa, você tem a oportunidade de melhorá-la e se classificar melhor no Sistema de Classificação Compreensiva. Você pode fazer isso de várias maneiras. Você pode decidir refazer seu exame de idioma se sua pontuação estiver abaixo da pontuação mínima.

Você também pode decidir completar a experiência de trabalho extra ou verificar se você é elegível em qualquer Programa Provincial de Nomeados sob o sistema de inscrição expressa.

Etapa 5: receba o convite para se inscrever (ITA)

Depois de completar seu registro de entrada expresso online, você aguarda o convite para se inscrever. Depois de receber o ITA, você tem apenas 60 dias para enviar seu pedido de residência permanente. As ITAs são feitas pelo IRCC a cada duas semanas por meio do pool de entrada expressa.

Etapa 6: Envie sua inscrição eletrônica

Depois de receber seu ITA, a próxima coisa a fazer é preparar seus documentos para inscrição online. Antes de se inscrever online, você deve ter:

  • completou seu exame médico com um médico reconhecido IRCC
  • forneça um cheque policial de todos os países onde você viveu por pelo menos seis meses desde que completou 18 anos.

Seu e-requerimento deve ser submetido dentro de 60 dias a partir do dia em que receber seu ITA, portanto, é recomendável reunir todos esses documentos e mantê-los à mão. O prazo para isso é relativamente curto.

Etapa 7: Receber a confirmação do status de residência permanente

Depois de enviar sua inscrição online, um painel irá analisá-la e enviar-lhe uma confirmação de seu status de residência permanente, isso confirma que você obteve uma autorização de RP. Em seguida, será oferecido a você uma confirmação de residência permanente (COPR) documento assinado por um oficial canadense em um ponto de entrada ou em um escritório IRCC com a data em que a residência permanente foi emitida.

Etapa 8: Inscreva-se para obter um cartão de RP

Depois de receber a confirmação do documento de residência permanente, você imediatamente solicita um cartão PR. Este cartão pode ser usado sempre que você viajar para fora do Canadá, como prova de seu status no Canadá.

Perguntas frequentes sobre o programa federal de trabalhadores qualificados

1: Quem é elegível para o Programa Federal de Trabalhador Qualificado?

Resposta: Profissionais ou trabalhadores qualificados que desejam imigrar para o Canadá de forma permanente, mas que têm mais de um ano de experiência em um determinado trabalho. Os candidatos podem viajar para o Canadá com seu cônjuge, parceiro ou filhos.

2: Qual é o tempo de processamento do Programa Federal de Trabalhador Qualificado?

Resposta: Cerca de 80% das solicitações são aprovadas em seis meses. Você deve manter todos os documentos necessários em mãos antes de enviar sua inscrição.

3: Quem pode me ajudar com meu PSWG canadense?

Resp: O programa é organizado sob o sistema de entrada expressa do IRCC.

4: Quando é o sorteio do Federal Skilled Worker Program?

Resposta: O sorteio para FSWP é organizado a cada duas semanas sob o pool de entrada expressa do IRCC. Após o sorteio, um convite à candidatura (ITA) será enviado a todos os candidatos aprovados. Se você estiver entre os alunos bem-sucedidos, deverá enviar sua inscrição online no prazo de 60 dias a partir do dia do convite.

Você também deve se certificar de que todos os documentos necessários estão prontos, pois o processo não leva muito tempo para ser concluído.

5: Quais trabalhadores são necessários no Canadá sob o FSWP?

Resp: O Programa Federal de Trabalhadores Qualificados está aberto a uma variedade de trabalhadores qualificados. Uma vez que o trabalho se enquadra na Classificação Ocupacional Nacional como trabalhos O, A ou B.

Habilidade tipo O (zero) inclui trabalhos em áreas que abrangem cargos de gestão, como gerentes de restaurantes, gerentes de serviços de alimentação, etc.

O tipo de habilidade A inclui empregos profissionais, principalmente de um diploma universitário. Inclui engenharia, TI, ocupações jurídicas.

O tipo de habilidade B inclui empregos técnicos e comércio especializado que exige diploma universitário. Inclui funcionários de escritório, encanadores etc.