Existem várias rotas para obter a autorização de Residência Permanente Canadense (PR). Um deles é o programa Canadian Experience Class, que concede aos trabalhadores qualificados que residem no Canadá uma autorização de trabalho temporário fácil acesso à autorização de Residência Permanente Canadense.

O método escolhido pelo candidato dependerá do perfil da pessoa - idade, proficiência no idioma (inglês e / ou francês), experiência de trabalho e outras qualificações. Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber se quiser se inscrever para RP no Canadá usando a opção Canada Experience Class (CEC).

O que é a Canada Experience Class

O Canada Experience Class é um dos três programas de entrada expressa para imigração no Canadá gerenciado pelo Federal Express Entry System. Ele é projetado especificamente para trabalhadores qualificados que trabalharam no Canadá ou ainda estão trabalhando no Canadá com autorização de trabalho temporário que desejam obter a Residência Permanente no Canadá (PR). A CEC permite que esses residentes adquiram uma autorização de residência permanente que lhes permite trabalhar e viver no Canadá permanentemente e, eventualmente, se tornarem cidadãos do Canadá.

A Canada Experience Class é uma maneira fácil de adquirir uma autorização de RP do Canadá porque é gerenciada pelo sistema de entrada expressa e porque não leva tempo para ser processada. Pode ser adquirido em menos de quatro meses, uma vez que os requisitos mínimos sejam atendidos pelo candidato. A vantagem do CEC é que você pode usá-lo para residir em qualquer província de sua escolha e também não precisa da prova de liquidação de fundos antes de se qualificar. Isso torna o processo relativamente fácil para os candidatos.

Requisitos para a aula de experiência no Canadá

Para se qualificar para a Canada Experience Class, você deve atender aos seguintes requisitos:

1. Experiência de trabalho:

O principal requisito para o CEC é um ano de experiência como trabalhador qualificado no Canadá nos últimos três anos antes de se inscrever. Essa experiência pode ser na forma de:

  • Trabalho a tempo inteiro de 30 horas semanais;
  • Trabalho a tempo parcial por número de anos / horas equivalente a um trabalho a tempo inteiro;
  • Deve ser um emprego obtido legalmente no Canadá;
  • Deve ser um trabalho classificado como O, A ou B pela Classificação Nacional Ocupacional Canadense (NOC).

2. Requisitos acadêmicos:

Não há requisitos acadêmicos antes de você se qualificar para o Canada Experience Class, mas sua qualificação acadêmica pode ajudá-lo a obter uma classificação elevada no sistema de classificação abrangente que é usado para classificar os alunos para Express Entry. Suas qualificações acadêmicas podem ajudá-lo de duas maneiras:

  • Se você obtiver um certificado, diploma ou diploma de uma escola secundária canadense ou instituição terciária, poderá obter uma pontuação alta no CRS.
  • Se você tem educação estrangeira, então você precisa preencher uma credencial estrangeira, o World Educational Services (WES) é uma boa recomendação. Obtenha uma Avaliação de Credencial Educacional (ECA) mostrando que seu padrão educacional anterior é igual a certificados, diploma e graus adquiridos em uma escola secundária canadense ou instituição terciária.

3. Competências / aptidões linguísticas

O próximo requisito para o Canada Experience Class é a habilidade no idioma. Você deve ter as habilidades necessárias no idioma canadense antes de se inscrever para o CEC. Você pode conseguir isso por:

  • Fazer testes de linguagem aprovados para leitura, escrita, conversação e compreensão auditiva.
  • Atender ao nível mínimo de linguagem de: -
    • Canadian Language Benchmark 7 para trabalhos NOC 0 ou A ou;
    • Referência 5 do idioma canadense para trabalhos NOC B.
  • O curso de idioma que você pode fazer inclui:
    • IETLS para candidatos que falam inglês;
    • FEC para candidatos que falam francês.

Em última análise, seu nível em qualquer idioma canadense também o ajuda a obter uma classificação elevada em seus pontos. Se você fala inglês e francês, também é uma vantagem a mais para seus pontos CRS.

4. Admissibilidade

Você deve ter permissão legal para entrar no Canadá. Isso significa que você deve residir legalmente no Canadá e ser liberado pela polícia. Você não deve ter nenhum registro criminal.

Quem é inelegível para o CEC no Canadá?

Depois de cumprir os requisitos de 1 a 4 acima, você se qualifica para o CEC a menos que:

  • você é um requerente de refugiado no Canadá;
  • você está trabalhando sem autorização;
  • sua experiência de trabalho foi obtida sem o status de residente temporário no Canadá;
  • você trabalha por conta própria como estudante (em tempo integral);
  • seu teste de idioma ultrapassou 2 anos antes do dia em que você se inscreveu para obter a licença de relações públicas.

Como se inscrever para o Canadian Experience Class (CEC)

A seguir estão as etapas a serem seguidas para se inscrever no Canada Experience Class:

1. Obtenha uma autorização de trabalho canadense.

O primeiro passo a ser dado para obter a autorização do Canada Experience Class é obter a autorização de trabalho temporário que permite que você trabalhe no Canadá temporariamente. Você pode obter isso de várias maneiras, incluindo: permissão de trabalho aberta ou permissão de trabalho específica / fechada. Para aqueles que se qualificam no programa International Experience Canada (IEC) ou cônjuge ou parceiro de estudantes internacionais ou trabalhadores estrangeiros, a permissão de trabalho aberta pode ser a melhor, enquanto a permissão de trabalho fechada / específica se adequa àqueles com Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) e aqueles em Transferências intra-empresa.

2. Obtenha um ano de experiência de trabalho no Canadá

Para se qualificar para o Canada Experience Class, você deve ter trabalhado pelo menos no Canadá por pelo menos um ano como trabalhador qualificado. Os trabalhos devem atender aos critérios de NOC como trabalhos O, A ou B. Isso não inclui trabalhos realizados como estudante em tempo integral. Você pode usar a experiência adquirida com o visto de trabalho temporário, como o Working Holiday Visa.

3. Seja elegível

Você é elegível para o Canada Experience Class quando você atender aos requisitos acima. Você pode fazer testes para idiomas canadenses, como IELTS para inglês ou TEF para francês. Aconselhamos você a se registrar no ECA dentro do prazo, pois isso leva tempo para ser concluído.

4. Crie o seu perfil de entrada expresso online

Como o Canada Experience Class é administrado pela Federal Express Entry (EE), você deve criar um perfil online para se qualificar para o CEC. Seu perfil receberá mais de 1200 pontos com base nos critérios do CRS. A pontuação é baseada na idade, experiência de trabalho, habilidade linguística, educação e outros fatores. Os candidatos aprovados são convidados a solicitar residência permanente no Canadá por meio de sorteios realizados pela Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). Certifique-se de incluir todos os detalhes, pois eles serão usados ​​para pontuar você.

5. Prepare seus documentos

Conforme afirmado acima, o processo é rápido. Portanto, você deve reunir seus documentos e prepará-los assim que receber seu convite para se inscrever (ITA) para relações públicas canadenses. Você deve enviar sua inscrição no prazo de 60 dias a partir do dia em que recebeu o convite.

6. Obtenha sua certificação

Conforme mencionado acima, a Canada Experience Class não leva muito tempo para ser processada e pode ser realizada em menos de quatro meses. Assim, assim que estiver certificado, você receberá uma mensagem de confirmação. Esta é uma prova de que você recebeu uma autorização de Residência Permanente Canadense (PR). Com isso, você pode morar em qualquer província de sua escolha além da província de Quebec, que tem preferência por trabalhos especializados.

Documentos necessários para CEC

Documentos necessários para a aula de experiência canadense

Os seguintes documentos são necessários para o Canada Experience Class (CEC):

  1. Verificação de registros criminais;
  2. Certificado médico;
  3. Um passaporte internacional válido;
  4. Resultado do teste de linguagem;
  5. Nomeação provincial (se você tiver um certificado de qualquer província).

Experiência de trabalho válida para CEC no Canadá

A experiência de trabalho qualificado deve ser um trabalho remunerado. O trabalho não inclui o trabalho autônomo realizado como estudante em tempo integral. O trabalho voluntário ou estágio que não seja remunerado não conta. O lado bom é que você pode usar um trabalho de tempo integral ou meio período, mas os trabalhos realizados após 30 horas por semana não são contados.

Calculando a experiência de trabalho para a classe de experiência do Canadá

Para um emprego em tempo integral, você pode trabalhar para qualquer 30 horas por semana em um emprego por 12 meses, o que equivale a 1,560 horas por ano que é a jornada mínima de trabalho.
Ou você pode pegar mais de um trabalho e somar as horas para alcançar o mínimo 30 horas por semana. Para empregos de meio período, você pode aceitar tantos empregos quanto possível para alcançar o mínimo 15 horas por semana. Assim, você trabalhará por 24 meses para alcançar o mínimo 1,560 horas por ano.

Sorteios de entrada para a Canadian Experience Class Express

Este é um sorteio organizado do IRCC para os candidatos de melhor classificação no CIC. Os sorteios da EE são para candidatos que marcaram alguns pontos acima do Sistema de Classificação Compreensiva. O sorteio é organizado a cada duas semanas para vários candidatos aprovados. Se obtiver pontuação acima do CRS mínimo, poderá ser convocado para o sorteio dependendo do número de candidatos aprovados. Portanto, é necessário que você obtenha todos os pontos necessários para ter uma boa classificação no CRS para ter uma grande chance de se classificar para o sorteio. Convite para se inscrever (ITA) pré-qualifica um candidato para Relações Públicas do Canadá.

Benefícios de usar o Canada Experience Class para RP

Há muitos benefícios em se candidatar a RP no CEC. Alguns dos benefícios, incluindo:

  • A escolha de residência fora de Quebec.
  • É fácil para os candidatos, pois leva menos tempo para obter em comparação com outras formas de RP.
  • Também não é necessário apresentar nenhum comprovante de liquidação de fundos. Para se inscrever para RP em outros programas no sistema Express Entry, você deve ter um comprovante de liquidação de fundos, mas não é exigido pelo CEC. Portanto, os candidatos que se inscrevem para RP por meio deste não precisam se preocupar com isso.

Perguntas frequentes sobre a aula de experiência no Canadá

P: Qual é a diferença entre Federal Skilled Worker e Canadian Experience Class?
Resposta: Federal Skilled Worker Program é um programa para trabalhadores estrangeiros qualificados com experiência de trabalho no exterior que desejam imigrar para o Canadá permanentemente, enquanto o Canada Experience Class é um programa para estrangeiros com pelo menos um ano de experiência de trabalho no Canadá.
Q: Quantos pontos eu preciso para o Canadian Experience Class?
Resposta: Um candidato ao CEC precisará de pelo menos 470 pontos para se qualificar para o ITA. Isso permite que o candidato seja elegível para residência permanente no Canadá.
P: Quem pode se inscrever para o Canadian Experience Class?
Resposta: Somente candidatos com um ano de experiência de trabalho no Canadá podem se inscrever para o CEC. Você tem que completar 1560 horas de trabalho para ser elegível.
P: O Canada Experience Class precisa de comprovante de fundos?
Resposta: Não, você não precisa fornecer comprovante de pagamento se for convidado para o Canada Experience Class. Embora o sistema exija que todos os candidatos apresentem comprovante de pagamento, você pode trazer documentos comprovando que foi convidado pelo programa Canada Experience Class.
P: Quem está qualificado para o Canada Experience Class?
Resposta: Isso é para candidatos que já têm experiência de trabalho canadense e desejam se tornar residentes permanentes. Você deve ter pelo menos um ano de experiência de trabalho para ser elegível.
P: Onde posso morar com o visto Canada Experience Class?
Resposta: Você pode morar em qualquer lugar, exceto na província francófona de Quebec. Se você deseja morar na província de Quebec, deve se inscrever no programa especial e fazer o teste de idioma em francês.